em

Como escolher o primeiro carro sem erro

Dicas mostram que aspectos devem ser levados em conta na hora de adquirir o primeiro veículo

 

Divulgação
Antes de comprar o carro, o motorista deve conhecer bem o modelo

 

 

Manter a rotina de compromissos diários dependendo apenas do transporte público como única alternativa de locomoção não é uma tarefa fácil para a maioria dos brasileiros e brasileiras. Apesar do custo reduzido, as ofertas, opções e limitações no horário de atendimento desse serviço limitam uma série de atividades, e, principalmente, não proporcionam o mesmo conforto e independência em conduzir seu próprio automóvel.

Seja uma necessidade ou até um sonho, a compra do primeiro carro é, sem dúvida, um passo importante na vida de qualquer pessoa, repleto de expectativas e até de muita ansiedade. Por isso, é importante deixar a euforia do momento e avaliar uma série de fatores antes de fechar o negócio. Veja algumas dicas importantes para não errar na escolha.

Orçamento realista

Não comprometa toda sua renda apenas para adquirir o “carro de seus sonhos”. Além do valor do próprio automóvel, haverá uma série de custos e gastos adicionais com sua manutenção, revisões, abastecimentos e taxas. Para evitar um endividamento indesejado, não invista mais do que 30% de seus rendimentos mensais com as despesas totais do carro novo.

Avalie suas reais necessidades

Nem sempre o modelo que desejado é o ideal para sua rotina e perfil. Quem se desloca diariamente em centros urbanos, por exemplo, deve priorizar modelos mais compactos e econômicos. Nem sempre aquele off-road para as viagens de final de semana será financeiramente vantajoso para o uso cotidiano.

Pesquise com calma e atenção

Atualmente, a internet possibilita pesquisas cada vez mais detalhadas e apuradas não só sobre os preços dos carros, mas também sobre as suas principais características e recursos. A Citröen, por exemplo, disponibiliza a seleção e compra online de seus novos modelos, entregando o veículo finalizado de acordo com suas preferências em uma concessionária de sua rede.

Considere gastos extras

Ao adquirir um veículo, muitas outras despesas serão inevitáveis para o proprietário, mas vale lembrar que a escolha do modelo impacta diretamente nesses valores, e que eles podem variar drasticamente de acordo com o perfil escolhido.

Compare e coloque na ponta do lápis os gastos estimados com abastecimento, valores do IPVA, licenciamento, seguro obrigatório e seguro contra furto e acidentes e trace um planejamento financeiro preciso para não extrapolar seu orçamento.

Test Drive é fundamental

Após eleger o modelo que mais atenda suas necessidades, é extremamente importante conhecê-lo a fundo, principalmente seu conforto. O test drive é indispensável para que o futuro proprietário verifique a dirigibilidade do veículo. Preste muita atenção em aspectos importantes como visibilidade, ergonomia, maciez da direção, estabilidade, arranque e amortecimento. O carro deve se adaptar às suas preferências e tipo físico, e não o contrário.

Não haja sob pressão

Apesar da ansiedade, nunca desista de pesquisar mais e não cai na pressão exercida pelos vendedores. Vá a diversas concessionárias, converse com familiares e amigos, procure outras oportunidades de negócio e formas de pagamentos mais vantajosas. Se o veículo for um seminovo, é indispensável contar com a avaliação técnica de um mecânico de confiança.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.