em

UTFPR discute os avanços tecnológicos da indústria automotiva

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa e a OPENCADD, uma das maiores empresas de softwares da América do Sul, realizam nos dias 15 e 16 de fevereiro, o OpenDay, um importante seminário com discussões e apresentações técnicas de trabalhos e estudos de casos reais relacionados ao projeto e desenvolvimento de software embarcado automotivo para profissionais indústria automotiva e academia.

Entre outras personalidades do setor, foram convidados como palestrantes, que também farão demonstrações práticas, engenheiros da MAN – Volkswagen Caminhões, DAF, Chiptronic e Marcopolo, para abordar os seguintes temas : Tendências Automotivas: Veículos Eletrificados e Veículos Autônomos; Caracterização dos Sistemas Embarcados Automotivos; Métodos, Processos, Ferramentas e Padrões de Software Automotivo; Projeto Funcional; Metodologia MBD (Model-Based Design) e V-Model para Desenvolvimento de Software Embarcado, Padrões de Software AUTOSAR, ASAM-MCD e ISO-26262; Geração de Código Automática: matlab coder, simulink coder, embedded coder e HDL coder; Engenharia de Sistemas/Requisitos; Teste de Componentes, Teste de Integração, Testes Automatizados, Verificação & Validação e Diagnóstico; Prototipagem de Controle Rápida, entre outros temas.

 

Divulgação
Legenda

 

Para o professor Max Mauro Dias Santos, da UTFPR, este é um evento que proporciona aos participantes “a melhor compreensão sobre as características e propriedades dos sistemas embarcados automotivos, considerando a aplicação de métodos, processos, ferramentas e padrões adequadamente”.

Além disto, serão abertos momentos de discussões, integração e ainda demonstrações práticas para que os participantes possam, de fato, compreender este mundo fascinante do segmento automotivo que é considerado hoje um diferencial de mercado entre as montadoras (VW, FIAT, GM, DAF, Volvo, entre outras) e fornecedoras (TRW, Continental, Delphi, Bosch).

Para o engenheiro Vinícius Antunes, o OpenDay é importante, pois aproxima a academia ao mundo corporativo, vivenciado na prática. “É a oportunidade que temos para  mostrar as novas ferramentas e soluções, de uma forma prática para os alunos que, no futuro,vão criar e melhorar ainda mais as tecnologias para o setor automotivo e para a sociedade.”

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. Será emitido certificado de participação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.