Economia

Paraná está a um passo do grau máximo da Fitch

/ Das Assessorias

20/03/2017 às 18:22 - Atualizado em 20/03/2017 às 18:22

A agência de classificação de risco Fitch, uma das maiores do setor, anunciou nesta segunda-feira que elevou o rating nacional do Paraná de AA (bra) para AA+ (bra) com perspectiva estável. Com o aumento da nota de crédito, o Paraná fica a um degrau do nível AAA, que é o máximo de avaliação de risco da agência.

A Fitch manteve nota internacional do Estado em BB com perspectiva negativa. A nota internacional acompanha o rating do Brasil, por não poder ser superior a ele.

"A decisão da Fitch coincide com as nossas expectativas, pois os fundamentos econômicos e financeiros do Estado estão mais sólidos agora", afirmou o governador Beto Richa. "Nossa linha de gestão segue na mesma direção: racionalização permanente das despesas e enxugamento das estruturas. Tudo para que o Estado amplie sua capacidade de financiar ações na educação, saúde, segurança. O ajuste prossegue com medidas fiscais e de atração de investimentos produtivos", acrescentou.

De acordo com comunicado da agência, o upgrade do rating nacional reflete a consistente melhora das receitas e redução das despesas do Estado a partir do ajuste fiscal. "É mais um reconhecimento externo ao esforço fiscal feito pelo Paraná", comenta o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa.

“Apesar da difícil situação econômica em 2015 e 2016, a margem operacional tem sido bastante estável, atingindo 5,1% em 2016 considerando algumas classificações da Fitch. Isso foi possível graças a redução de gastos e melhorias nas receitas”, diz o documento da agência.


Beto Richa: a decisão da Fitch coincide com as nossas expectativas

Foto: Divulgação

 

Publicidade
GUIA DCMAIS
Loterias

MEGA SENA

Concurso 1979 19/10/2017
  • 38
  • 23
  • 45
  • 32
  • 29
  • 22
Publicidade
Enquete

Você aprova a fala do vereador Pastor Ezequiel, a respeito da vinda do cantor Pabllo Vittar para Ponta Grossa?

Publicidade
Flagra

Sinal de desenvolvimento

Publicidade
Publicidade