em

Abertura oficial da ExpoFrísia 2017 destaca sucesso do modelo cooperativista

A abertura oficial da ExpoFrísia 2017 reafirmou a importância do agronegócio paranaense na economia brasileira e os bons resultados do modelo de cooperativismo nos Campos Gerais. Estiveram presentes no evento a diretoria da Frísia Cooperativa Agroindustrial e autoridades públicas. A feira segue até amanhã (29), em Carambeí, no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí.

 

O presidente da Frísia, Renato Greidanus, agradeceu a todos os cooperados e parceiros pelo apoio na ExpoFrísia. Ele reforçou os resultados do modelo do intercooperação – que integra as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal – destacando ainda o papel da Fundação ABC e de instituições de pesquisa pelo suporte tecnológico. “Sabemos o quanto é importante poder contar com toda essa estrutura. Aqui, mais uma vez, temos uma mostra do quanto o produtor ganha em especialização. É um trabalho que requer muita dedicação para obtermos resultados positivos”.

 

Representando o governador Beto Richa, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, parabenizou os cooperados e falou do orgulho dos agricultores paranaenses, particularmente no ano de 2017, em colher a maior safra da história. “Um excepcional desempenho, com o fechamento, hoje, em 19,6 milhões de toneladas de soja, uma safra de milho com média paranaense acima de nove mil quilos, um resultado não visto nos últimos 40 anos. Isso é o reflexo da força do campo, força da tecnologia e do conhecimento”, comemora o  secretário.

 

Também estiveram presentes o prefeito de Carambeí, José Osmar Chinato; o vice-prefeito do município Leon Larroca; o prefeito do município de Tibagi, Rildo Leonardi; Wilson Tissen, representante do Sistema Ocepar; o presidente da Câmara de Vereadores de Carambeí, Diego Macedo; Luiz Henrique de Geus, vice-presidente da Fundação ABC; Frans Borg, presidente da Castrolanda; Erich Bosch, presidente da Capal; os deputados estaduais Ratinho Junior, Marcio Pauliki; o deputado federal Sandro Alex; Ivan Loureiro, diretor-técnico da ProLar; o vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), Orlando Pessuti; entre outras autoridades. Das instituições financeiras participantes estiveram os representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Sicredi.

 

Atividades


O dia foi marcado pelo 2º Encontro de Sustentabilidade na Pecuária Frísia, com palestras do gênero. Foram julgadas as categorias Bezerro, Junior, Grande Campeão, Campeonato Júnior, Novilho Júnior, dentre outras. O Clube de Bezerras encerrou o dia com a participação de crianças entre 8 e 15 anos, que cuidam de seus próprios animais, com o intuito de despertar o interesse pelo gado desde cedo.

Neste primeiro dia de evento, outro destaque foi a inauguração da nova ala de estandes duplos, com arquitetura rústica e fachadas em estilo holandês, seguindo a inspiração do Parque das Águas. São 14 novos ambientes que atraíram a atenção do público da feira.

 

A visitação ao Parque Histórico de Carambeí é gratuita durante os dias que acontecem a ExpoFrísia.

 

Divulgação
Autoridades estiveram presentes na Abertura Oficial da ExpoFrísia 2017

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.