em

Contribuinte deve declarar IRPF mesmo com dados incompletos

Termina nesta sexta-feira o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Em todo País mais de quatro milhões de brasileiros deixaram para acertar as contas com o fisco federal na última hora. Na região, 80,40% dos contribuintes haviam declarado até a última quarta-feira, ou seja, 144.713 dos 180 mil que estão obrigados. Em Ponta Grossa, 46.762 dos 58 mil já declararam.

A orientação do delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Horn, para quem ainda não entregou e que se apresse e envie o documento. “Tem que entregar a declaração, este é o principal objetivo”, diz.

Ele explica que a pessoa que não conseguir reunir todos os documentos necessários para o preenchimento, deve informar os dados mesmo sem precisão. “Coloca a melhor estimativa que consegue fazer e transmite. Daquilo que ele só estimou tem bastante tempo para conseguir as informações na fonte necessária e quando conseguir faz a declaração retificadora, aprimorando os valores que tinha declarado, até com os centavos corretos”, orienta.

O delegado conta que o sistema da Receita Federal é muito sensível, portanto mesmo pequenos valores podem fazer com que a declaração fique retida em malha.

Leia a matéria na íntegra na versão impressa desta sexta-feira.

Arquivo DC
Gustavo: “prazo para declarar termina nesta sexta-feira”

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.