em

Tetra Pak discute inovação e tendências de consumo no Fórum Fispal de Tecnologia

Oferecer alimentos seguros, que atendam às novas necessidades dos consumidores de forma prática, nutritiva e sustentável. Esse é o principal desafio da indústria alimentícia brasileira e o foco dos debates do Fórum Fispal Tecnologia, o maior encontro setorial das indústrias de alimentos e bebidas da América Latina.

Uma das patrocinadoras do evento, a Tetra Pak integra o painel de abertura do Fórum apresentando as principais inovações em processos, máquinas e embalagens desenvolvidas pela companhia em todo o mundo. Na ocasião, Pedro Gonçalves, diretor de marketing da área de processamento Américas, mostrará como a empresa se tornou líder em sistemas de automação e controle ao apostar, de forma pioneira, em tecnologias como a de rastreabilidade, que desde 2011 está disponível a clientes brasileiros.

Há 6 anos, o sistema de automação da Tetra Pak (Tetra PlantMaster) já é capaz de produzir códigos únicos impressos em embalagens. Ele permite também coletar dados de processo e embalagens desde o recebimento da matéria-prima até o produto final. Isso significa que, além de identificar todos os recursos utilizados nos processos de envasamento, o produto final pode ser rastreado, de qualquer lugar, enquanto durar seu ciclo de vida. Dessa forma, a história de cada caixinha permanece para sempre no banco de dados e é de vital importância para a utilização de sistemas como Big Data eAnalytics, que compõe um dos pilares da indústria 4.0.

“Os consumidores estão se preocupando cada vez mais com a sustentabilidade dos produtos e não se satisfazem apenas com um tipo de opção por categoria. Por isso, precisamos lidar com diversas necessidades e devemos estar prontos para oferecer exatamente o que eles desejam do ponto de vista nutricional, ocasião de consumo, informações sobre o alimento e compromisso ambiental. Nesse sentido, temos uma vantagem pois a nossa embalagem atende todos estes requisitos. Além de utilizar recursos renováveis, ser reciclável e econômica, a caixinha Tetra Pak é extremamente versátil, capaz de envasar produtos de alta e baixa acidez, diferentes consistências e formulações e ainda pode ser rastreada durante o seu ciclo de vida”, afirma Pedro.

Metodologia da eficiência

No mesmo dia, o diretor da fábrica da Tetra Pak em Monte Mor (SP), Salvador Marino, conduzirá a palestra sobre o sucesso da aplicação da metodologia TPM na planta da companhia. O sistema TPM foca, contínua e sistematicamente, no aumento da produtividade, a partir do controle de perdas da indústria.

A certificação do JIPM Advanced Special Award, conquistada em janeiro deste ano, e o prêmio recebido em março no Japão coroam o sucesso da estratégia de excelência operacional na unidade. O reconhecimento significa que a empresa tem processos produtivos de alto nível e está apta a buscar, em 2019-2020, a máxima certificação TPM: o JIPM World Class Award, juntamente com a fábrica da companhia em Ponta Grossa (PR).

“A metodologia TPM foi a estratégia que adotamos para trilhar um caminho de motivação e reconhecimento, com o objetivo de melhorar a eficácia de nossos processos, tornando nossas fábricas mais competitivas. Queremos mostrar ao mercado que temos as melhores soluções ponta a ponta, em todas as etapas de criação, produção, comercialização e descarte”, reforça Salvador.   

Serviço:
Data: 27/06/2017
Horário: 10h – Abertura do Fórum | 10h45 – Participação Pedro Gonçalves, diretor de marketing da área de processamento Américas da Tetra Pak | 16h40 às 17h20 – Palestra “Case Tetra Pak de Implementação de TPM em Monte Mor”, com Salvador Marino, diretor da fábrica da Tetra Pak em Monte Mor (SP).
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes – KM 1,5 – São Paulo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.