em

Jucepar e Fazenda integram sistemas para facilitar registro de empresas

A Secretaria de Estado da Fazenda e a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) firmaram nesta quarta-feira convênio para a integração de cadastros empresariais no sistema Empresa Fácil Paraná. O sistema é da Jucepar e ligado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Com isso, a partir de setembro será possível obter a inscrição estadual das empresas, através do sistema, exceto em casos de atividades de risco ou quando forem detectadas irregularidades que exijam análise prévia.

Mais um passo para desburocratizar os procedimentos de abertura ou regularização de empresas no Estado, o convênio foi assinado pelo governador Beto Richa, o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, e o presidente da Junta Comercial, Ardisson Akel, durante um encontro com empresários na Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba.

Richa afirmou que a integração facilita o trabalho dos empreendedores. “A média para abrir uma empresa era antes de 15 dias e hoje esse processo pode ser feito em três dias, centralizando tudo na Junta Comercial. Não precisa ir a outros órgãos”, disse. “Isso agiliza os processos, o que contribui para o crescimento do País e do Paraná, além de ajudar na geração de novos empregos”, afirmou.

No Paraná, a Jucepar é a responsável por integrar os sistemas de diferentes órgãos reguladores e licenciadores para simplificar o processo de abertura, alteração ou baixas de empresas no Estado. Já estão integrados ao Empresa Fácil Paraná 212 prefeituras, os sistemas da Receita Federal e da Vigilância Sanitária e, agora, também a Secretaria da Fazenda.

Governador assinou o convênio nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.