em

Quer poupar? Tem dívidas? Sr. Dinheiro diz o que fazer

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) trouxe ao Município, esta semana, o economista e professor Luiz Carlos Edwald. Mais conhecido como Sr. Dinheiro, por sua participação no programa Fantástico, da Rede Globo, ele palestrou sobre o cenário econômico nacional. O evento fez parte do lançamento do MBA em Gestão Empresarial da Isae/Escola de Negócios, Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em entrevista para o jornal DIÁRIO DOS CAMPOS, Sr. Dinheiro explicou o que a população pode fazer para economizar. Falou sobre a diferença do que é necessário para o supérfluo e deu dicas sobre onde ‘guardar’ o dinheiro economizado. Para ele, neste momento, a caderneta de poupança é uma boa opção por não ter incidência do imposto de renda, pela rentabilidade e por permitir o resgate do valor aplicado a qualquer momento. Confira também entrevista no Facebook do DC.

DIÁRIO DOS CAMPOS – Como o brasileiro pode economizar?

Sr. Dinheiro – Primeiro de tudo não é o brasileiro. Qualquer um no mundo para economizar tem que simplesmente gastar menos do que ganha. A longo prazo quem quiser manter esta situação de gastar menos do que ganha tem que ter um orçamento real, que é feito previamente, para programar aonde vai ser utilizado o dinheiro que se ganha na família, pode ser o salário do marido, da esposa, dos filhos, etc, tem que saber o que se ganha para saber o que se pode gastar. Qual é o grande drama de qualquer pessoa no mundo inteiro? É responder a três perguntas: primeiro ver um produto, por exemplo, uma geladeira; precisamos comprar uma geladeira? Sim. Gostei da geladeira? Gostei. Posso pagar? Não. Não vai comprar. Agora, respondendo as três positivamente, tudo bem. No caso das mulheres, vi aquela bolsa, gostei. Preciso daquela bolsa? Preciso. Tenho dinheiro para pagar? Não, então não vai comprar. Respondendo as três positivamente, então tudo bem. Agora em se tratando de alimentação tem que fazer racionalidade. Eu posso comprar carne para comer todo dia? Não, então não vai ter. Vai responder sempre a pergunta de acordo com a resposta, quando as três perguntas forem respondidas positivamente pode gastar e naturalmente acostumando com isso isto vai estar dentro de um orçamento implícito e já sabe, eu estou economizando, não vou gastar e aí a coisa pode funcionar. Quando a situação toda do País melhorar vai estar acostumado a esta condição e naturalmente vai ter um emprego melhor ou uma renda melhor, um conteúdo da inflação como está acontecendo agora e aí vai sobrar um dinheiro e este dinheirinho pode poupar.

Leia mais na edição impressa deste sábado

 

Sr. Dinheiro esteve, em Ponta Grossa, na segunda-feira, 14, em palestra na Acipg

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.