em

Placa solar traz economia a médio prazo ao consumidor

A preocupação com a crise hídrica, a série de reajustes no preço da energia elétrica, a crescente necessidade de cortar gastos, o cuidado com o meio ambiente e o interesse por manter o conforto no lar, são alguns dos fatores que estão levando os brasileiros a buscar uma fonte alternativa de geração de eletricidade. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em maio, o Brasil possuía 10.132 sistemas de painéis fotovoltaicos instalados em imóveis residenciais, comerciais e industrial.  No Paraná eram 852, sendo que 217 estavam em Curitiba e na Região Metropolitana e 12 em Ponta Grossa.

Ainda conforme a Aneel, a fonte solar fotovoltaica é a que vem se destacando entre as energias renováveis mais utilizadas no País. A placa tem a função de captar a luz solar e a converter em energia elétrica. Mas quanto custa para gerar a própria energia?

Alexandre Rossi e Mario Cymbaluk, da Gena Energia Solar, explicam que o primeiro passo para quem quer instalar placas fotovoltaicas é ter em mente que se trata de um investimento com retorno a médio e longo prazo. “O tempo médio para recuperar o dinheiro é de cinco a sete anos”, afirma Alexandre, porém a garantia de produção é de 25 anos. “São 18 anos de energia para aproveitar”, completa Mario, ao explicar que assim que o sistema é instalado imediatamente o consumidor começa a economizar, pois estará gerando energia elétrica para o seu consumo e disponibilizando o excedente na rede elétrica, a qual será utilizada pela concessionária.

Leia mais na edição impressa deste fim de semana

Placas fotovoltaicas trazem economia a médio e longo prazo aos consumidores

Foto: Fábio Matavelli

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.