em

Ponta Grossa fica em quinto nos JAPs

 

Josi Schmidt

Equipe de natação foi destaque na competição

 

 

 

Ponta Grossa ficou com o quinto lugar geral nos 57° Jogos Abertos do Paraná, com 269 pontos. Os primeiros colocados foram Cascavel com 528 pontos, Maringá 472, Toledo com 384 e Foz do Iguaçu em quarto com 323. Os jogos tinham como sede Toledo.

Ponta Grossa foi representada por 13 equipes, (basquete, bolão, futsal, vôlei de praia, atletismo, natação, ciclismo, karatê, taekwondo, tênis, tênis de mesa, judô e xadrez, todos no feminino e masculino e o vôlei feminino), dessas, quatro caíram para a divisão B dos Abertos: bolão, masculino e feminino; futsal feminino, vôlei feminino e uma dupla do vôlei de praia.

Para José Francisco Alves, o Gaúcho,  coordenador da delegação de Ponta Grossa, o resultado geral da cidade poderia ser melhor. “Eu esperava ficar em terceiro ou quarto lugar, mas como mudamos a política e agora só os ponta-grossenses participam (só as seleções que têm projeto como o basquete e o futsal têm atletas de fora), e pelos nossos recursos essa colocação foi satisfatória”, conta o coordenador.

Na classificação geral por modalidades as que se destacaram foram as meninas do Novo Basquete Ponta Grossa/CCR Rodonorte, que foram campeãs pela segunda vez consecutiva, os meninos ficaram com o vice-campeonato. “De forma geral, nossos objetivos nos Jogos foram cumpridos. As duas equipes estão evoluindo e mostrando comprometimento com a cidade e com o projeto do NBPG”, comenta Ben Hur Chiconato, técnico das equipes.

O ciclismo feminino garantiu o terceiro lugar, o tênis também ficou em terceiro e na natação Ponta Grossa ficou com o primeiro lugar, tanto no feminino quanto no masculino. “No geral os atletas de Ponta Grossa foram muito bem, vestiram a camisa e representaram bem a cidade”, ressalta Gaúcho.

Das equipes da região, Telêmaco Borba ficou com o terceiro lugar no futsal feminino, após vencer o Guarapuava pelo placar de 5 a 0; Teixeira Soares ficou com o segundo lugar no Bolão e terceiro no vôlei masculino, vencendo os donos da casa por três sets a zero. Piraí do Sul garantiu o terceiro lugar no xadrez feminino.

 

Natação de Ponta Grossa bate recorde de medalhas

Destaque da 57° edição dos Jogos Abertos do Paraná a seleção de natação de Ponta Grossa conquistou o primeiro lugar da modalidade no masculino e no feminino, de quebra os atletas conseguiram bater o recorde de medalhas e de tempos na competição, foram 27 de ouro, além de duas de prata e cinco de bronze.

Verônica Balsano foi recordista em duas provas: nos 50 metros costas, com o tempo de 30″ 11 e nos 200 metros medley, com a marca de 2′ 21″ 99. Daiane Becker na prova dos 100 metros livre, com o tempo de 55″ 01 e também nos 50 metros borboleta com 27″ 81.
Outro recorde veio na prova do revezamento 4×50 metros nado livre masculino, com o tempo de 1′ 33″ 28, marca esta que não era superada há sete anos, quando Maringá fez a prova em 1′ 33″ 97, em 2007, também em Toledo.

A atleta Verônica Balsano, conquistou mais um recorde, no segundo dia de competição, na prova dos 200 metros costas, ela superou sua própria marca que era de 2′ 20″ 31, baixando para 2′ 19″ 51. “Sem dúvida a natação foi o destaque deste ano, foram 27 medalhas de ouro, nunca na história de Ponta Grossa isso aconteceu. É um trabalho que começou há quatro anos e agora se está colhendo os frutos”, comenta Gaúcho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.