em

Rio 2016 lança Relatório de Carbono dos Jogos

 

Rio 2016/Alex Ferro

Comitê Organizador apresentou ‘Relatório de Carbono dos Jogos’

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 lançou nesta quinta-feira,  o Relatório de Carbono dos Jogos. O documento traz a estimativa do cálculo da pegada de carbono dos Jogos e as ações de redução, compensação e mitigação tecnológica. O objetivo é fazer com que os Jogos estimulem uma economia de baixo carbono e que as soluções comecem a ser implementadas desde já.

 

A gerente-geral de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Rio 2016, Tânia Braga, explica que a primeira tarefa é evitar as emissões. “Nosso objetivo é implementar ações para minimizar as emissões de gases de efeito estufa, ou seja, entregar Jogos de baixo carbono e, ao mesmo tempo, criar um legado benéfico e duradouro para a economia do país.”, explica.

A estimativa da pegada total dos Jogos, considerando todas as emissões de operações, construção das instalações, infraestrutura da cidade e dos espectadores é de 3,6 milhões de toneladas de carbono.

O Estado do Rio de Janeiro será responsável pela compensação de 1.6 milhões de toneladas de carbono. Parte deste total será compensado com o plantio de árvores e o restante será realizado através do desenvolvimento de programas de restauração de bioma da Mata Atlântica entre outras soluções de incentivo à economia de baixo carbono.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.