em

Atleta do paradesporto é indicada ao ‘Orgulho Paranaense’

DivulgaçãoPerterson Strack

Emanueli foi a única ponta-grossense indicada no paradesporto

A ponta-grossense  Emanueli de Pereira da Silva é uma das indicadas ao prêmio Orgulho Paranaense deste ano, ela concorre na categoria paradesporto; a atleta tem 16 anos e é a primeira vez que é indicada. Ela começou no esporte há três anos e já soma conquistas em provas estaduais, nacionais e internacionais. Além dela, Cássio Cesar de Mello Rippel, foi indicado na categoria desporto de rendimento.

Entre as principais provas que ela participou este ano, estão as etapas do Paranaense de Hipismo, e também na prova internacional, em Campinas, onde ficou com o primeiro lugar. “Uma coisa que foi bem relevante foi a participação no festival internacional em Campinas, tinham mais de oito nacionalidades, na categoria que ela correu foi o primeiro lugar, isso é interessante, pois dá um destaque para a cidade e Estado”, conta o técnico Eros Spartalis.

Ela conta que recebeu como uma surpresa a notícia da indicação ao prêmio. “Foi uma surpresa muito grande, fiquei muito feliz, é a primeira vez que eu fui indicada”, diz a atleta. O técnico conta que apesar de ter enviado o currículo saber que ela foi indicada surpreendeu ele. “Na realidade é um prêmio concorrido, o Paraná inteiro manda os seus indicados e foi uma surpresa, no nosso caso foi boa, porque a indicação é uma grande conquista e já é uma grande vitória”, conta Eros.

Antes de participar da entrega do prêmio, que acontece no dia 9 de dezembro, em Curitiba, Emanueli disputa o Campeonato Brasileiro, em Brasília. A atleta disputa as provas de 20 quilômetros. “Tentando fechar o ano com chave de ouro, a expectativa é voltar com a mala cheia de premiações e medalhas, porque está indo ela e mais quatro de outras modalidades, será o segundo Brasileiro de Paraequestre e estamos confiantes mais uma vez”, explica Eros.

Para participar da prova, Eros conta que precisou da ajuda, já que o grupo depende de patrocínio. “A gente sempre encontra várias dificuldades, esse anos com o pessoal da Polícia Militar conseguimos o alojamento, com o pessoal da associação nacional de equoterapia a alimentação, até então não tínhamos transporte para ir com o pessoal, estamos indo com uma delegação de quase 30 pessoas do Paraná, e conseguimos um transporte com a Princesa dos Campos, mas sempre é muito difícil”, ressalta.

No ano passado o projeto de equoterapia foi indicado como uma das ações mais citadas no Estado. “Nós não ganhamos, mas só pelo fato de ser indicado, foi legal”, conclui Eros.

Projeto visa ensinar noções de equitação

 

As crianças que moram no entorno do Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa faze parte de um projeto que foi desenvolvido junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o objetivo é ensinar noções de conservação e mostrar a importância de manter o local.

O projeto atende 30 crianças.  “Queremos que essas crianças convivam com o parque, para que vejam como funciona, para que elas também ajudem a cuidar do parque que sofre um momento de depredação. A gente quer trazer a comunidade para perto para mostrar o quão rico, foi feito um levantamento nas escolas próximas ao centro, estamos selecionando essas crianças em parcerias com as escolas”, explica Eros.

O projeto começou na semana passada e terá duração de um ano. “A gente quer que elas aprendam lições de cidadania, respeito colaboração, trabalho em equipe, com isso quer que elas sejam pessoas melhores e cidadãos”, diz Eros.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.