em

Atletas de PG disputam competição nacional em Santos

 

Arquivo DC

Delegação de Ponta Grossa será representada por sete nadadores

 

A equipe de natação de Ponta Grossa Ativa Esporte Total participa do XXIII Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação – Troféu Carlos Campos , que acontece de 26 a 29 deste mês, no parque aquático da Universidade Santa Cecília, em Santos. Participam da competição cerca de 500 atletas de 21 estados e 109 clubes do país, este é considerado um dos maiores eventos do Brasil na modalidade. Os atletas foram qualificados a participar pelos índices que fizeram durante o ano.

De Ponta Grossa serão sete atletas: Arthur Simonete (juvenil 2); André Serenato (juvenil 1), ambos disputando os 100 metros livre e 100 metros borboleta; Mateus Nishimura de Lima (juvenil 1) nada os 100 metros livre. Igor Spósito Modena – (juvenil 2) terá como desafio as provas do  200 metros livre, 100 metros borboleta, 100 metros livre e 200 metros medley; André Graczyk – (juvenil 1) participa das provas de 100 e 200 metros costas e no 50 metros livre; Matheus Poleti Barbosa (juvenil 1) nada nos  1.500 metros livrem, 100 metros livre e também no 100 metros peito; Gabriel Bertazolli (juvenil 1) nada nas provas dos 100 metros costas, 200 metros costas, 100 metros livre e 50 metros livre. A expectativa é que o grupo fique entre os 20 primeiros colocados.

Durante o ano os atletas estabeleceram importantes marcas nos Jogos da Juventude, Escolares e nos campeonatos regionais e estaduais. “Este campeonato ainda marca o coroamento de uma temporada espetacular para a natação da cidade, pois nunca antes tantos atletas haviam conquistado qualificação para tão importante competição”, comenta Roberto Mryczka.

O grupo ainda vai participar das provas de revezamento 4×100 metros nado livre, 4×100 e 4×50 metros medley. Nas últimas semanas os treinos foram mais intensos, visando essa competição. “Eles vem trabalhando desde agosto, com as modalidades específicas de cada um, aumentando a cada semana a intensidade e diminuindo o volume. Trabalhamos os detalhes, pois é muito importante e eles podem definir a  prova”, conta  Alexandre Pina, técnico do grupo.

Mryczka conta que a competição serve como vitrine para os outros clubes. “Os melhores da natação, dos principais clubes brasileiros estarão presentes. O campeonato é difícil, as grandes equipes ficam de olho, é a maior vitrine para os nadadores dessa idade”, explica.

A grande dificuldade foi a questão de patrocinadores, Mryczka conta que atletas que arcaram com seus custos. “Considero eles como heróis, acabamos tendo dificuldades para arrecadar dinheiro, esses atletas pagam para nadar”, diz Mryczka.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.