em

Número de mulheres no golfe ainda é baixo

 

Fábio Matavelli

Janete iniciou no esporte há quatro meses e escolheu o Open de Ponta Grossa como primeira competição

Estima-se que o golfe foi criado no século XV, com as primeiras regras estabelecidas em 1754, durante quatro séculos foi considerado um esporte exclusivo de homens, até quando no século XIX, aconteceu o primeiro torneio para as mulheres. Segundo dados da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), estão inscritos cerca de 30 mil golfistas, 20% são mulheres. Na Federação Paranaense/Catarinense, são 1400 jogadores federados e aproximadamente 350 mulheres.

 

Segundo assessoria da federação esse número deve ser maior, mas muitas mulheres não são federadas. “Já o crescimento é relativamente pequeno, podemos dizer que a cada ano este número cresce em dez jogadoras. Mas pode ser maior dentro dos clubes, que temos números apenas das federadas”, explica a assessoria.

No Ponta Grossa Golf Club, são 105 associados, que segundo Marcus Vinícius Bernardi, capitão do clube, cerca de dez são mulheres. No 26° Open DAF Cidade de Ponta Grossa estão competindo 17.  Janete Marina Gondaski iniciou no esporte há quatro meses, ela começou por influência do marido, que participou do ‘Aberto’ no ano passado, ela conta que se arrependeu de não ter começado antes.  “Não é um esporte muito fácil e depois que você começa com uma certa idade, quando é mais novo tudo bem, é mais fácil, mas tem que ser persistente “, comenta Janete.

Apesar de Janete considerar que começou tarde no esporte, o capitão do golf ressalta que  a idade não é um empecilho. ” É um esporte que não tem problema a idade e você vai evoluindo, você sempre quer superar, cada dia é diferente, uma tacada, um momento, não é um esporte monótono”, conta Bernardi.

Neste final de semana, Janete participou de sua primeira competição, ela conta que se sentiu muito bem recebida no esporte, mesmo com o número reduzido de mulheres na competição.  “Com tão pouco tempo, mas é isso que oferece o esporte, é você e a bolinha, você não joga com os outros é com você mesmo. A receptividade das pessoas que já jogam, porque não são muitas as mulheres que já jogam aqui em Ponta Grossa, mas eu fui muito bem acolhida e recebida, e isso me incentivou a continuar”, conta Janete.

As disputas do 26° Open de Golf encerram neste domingo, participam da competição 120 atletas, os resultados contam pontos para a o ranking da Federação Paranaense/Catarinense de Golfe.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.