em

São Silvestre terá 17 ponta-grossenses

 

Fábio Matavelli

Grupo treina duas vezes na semana

A Corrida Internacional de São Silvestre está em sua 90ª edição, a prova acontece no dia 31 de dezembro. Neste ano, 17 ponta-grossenses vão participar da competição que reúne atletas brasileiros e estrangeiros, que percorrem  15 quilômetros  em ruas e avenidas de São Paulo. Os atletas saem de Ponta Grossa no dia 29 e retornam após a corrida.

 

O grupo de Ponta Grossa já está em sua sexta edição da corrida  e para se preparar treinam duas vezes na semana. Marcos Bueno espera melhorar o tempo em relação ao ano passado. “Cada um que vai para a prova tenta superar o tempo do ano anterior. Cada corredor tem sua percepção, mas para mim a prova em que acontece união do pessoal, que eu vejo como uma confraternização, o que fecha o ano dos corredores é a São Silvestre”, conta o atleta.

Entre o grupo que vai participar esse ano, estarão presentes dois meninos que fizeram parte de uma instituição de recuperação para dependentes químicos e que participaram do projeto de Sideney Roberto Sherer. O programa começou quando Sideney assumiu aulas noturnas como educador social na comunidade Terapêutica Marcos Fernandes Pinheiro, após fazer um curso na área de reabilitação para saber lidar com dependentes químicos.

Depois disso, Sideney assumiu o projeto da casa lar, que é onde os dependentes ficam quando não se sentem preparados para ser reinseridos na sociedade. “Lá fazemos esse trabalho de atletismo, para que eles possam ser reinseridos e para que eles descobrissem outras coisas que valem a pena, como dedicação, perseverança  a parte organizacional do dia a dia”, comenta Sideney.

O educador está há mais de um ano trabalhando na instituição, o projeto de atletismo tem quatro meses. “Você cria uma nova  família, existe perseverança.Na corrida é uma luta contra você mesmo, traça um objetivo, vai conquistando coisas passo a passo. Isso é muito gratificante para o ser humano. Dentro do esporte não existe o vício, porque o atleta, para poder melhorar tem que estar bem consigo mesmo. É uma maneira de se encontrar e ter um reinício, experimentando sensações boas”, ressalta Sideney.

Ele conta que a ideia surgiu depois que viu os benefícios que a prova causava a ele, essa é a quarta participação dele na São Silvestre. “Quando eu estava lá, já tinha esse pensamento, se eu descobrir uma coisa que me faz bem, me motiva, eu quero compartilhar com mais pessoas, para que eles possam dar continuidade. E isso já está acontecendo, tem uns que já estão auxiliando outros”, expõe.

Prova

A corrida São Silvestre foi instituída pelo jornalista Casper Líbero, foi determinado que o evento aconteceria no dia 31 de dezembro e seria destinada a atletas de ambos os sexos. O ranking de corredores organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) será definido nesta competição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.