em

Empresas investem no futebol paranaense

Com valor de mercado estimado em cerca de 90 milhões de euros, Estadual desperta atenção de investidores; Tim anunciou apoio à dupla Atletiba e abriu possibilidade para ampliar parcerias com outros clubes

 

Rodrigo Covolan

Apoio a equipes paranaenses foi lançado em evento em Curitiba que contou com a presença de dirigentes do Atlético-PR e Coritiba

 

Considerado o sétimo estadual mais valioso do país – segundo pesquisa divulgada pela Pluri Consultoria esta semana –, o Campeonato Paranaense atrai atenções de empresas. A Tim anunciou na quinta-feira que irá estampar sua marca nos jogos do Atlético-PR e Coritiba e não descartou ampliar esse apoio pelo Estado.

Além de ter o nome nos uniformes, a operadora também terá a marca em bakcdrops (painéis colocados durante entrevistas) e em placas de publicidade nos jogos do Estadual. A empresa telefônica retomou o apoio que deu aos clubes da capital em 2001 e abriu possibilidade para outras parcerias. “A Tim sempre apoiou o futebol em esferas regionais, e ampliar esta estratégia para outros times é uma possibilidade”, relatou Carlos Eduardo Lopes, diretor da Tim no Paraná, durante a ação que anunciou o apoio da telefônica em um evento que contou com a presença dos vice-presidentes da dupla Atletiba, Salim Emed e Ernesto Luiz Pedroso.

Outra empresa que decidiu apostar na visibilidade do Paranaense foi a Sicredi. A cooperativa de crédito irá divulgar sua marca em placas de publicidade nos nove estádios do Paraná que receberão jogos do Estadual deste ano. A empresa também promete realizar outras ações de marketing envolvendo os participantes do Paranaense. “Percebemos um grande retorno para a Sicredi em patrocinar o principal esporte dos brasileiros. Por isso, optamos por investir pelo segundo ano consecutivo no Campeonato Paranaense”, disse Maroan Tohmé, diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ.

Ranking

De acordo com um levantamento feito pela Pluri Consultoria, o Campeonato Paranaense é o sétimo estadual mais valioso do país. A pesquisa aponta que o torneio que conta com a participação de 12 clubes – incluindo o Operário – tem um valor de mercado estimado em 90 milhões de euros (aproximadamente R$ 260 milhões). O ranking e os valores estabelecidos pela Pluri foram baseados nos valores estimados dos elencos das equipes participantes dos Estaduais. A empresa de consultoria afirma que cada elenco é valorizado de acordo com fatores como idade, condições físicas e técnicas, experiência internacional, capacidade de retorno de marketing, entre outros.

Pela lista divulgada, o Campeonato Paranaense sofreu uma desvalorização de 5% em relação ao ano passado, e está abaixo dos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Copa Nordeste, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina.

 

Ação promete aproximar torcedores dos clubes

O apoio ao Coritiba e Atlético-PR divulgado na quinta-feira em Curitiba promete não apenas se limitar em estampar a marca da Tim nas camisas dos clubes, mas também fornecer produtos aos torcedores e aproximá-los de suas equipes.

De acordo com a operadora telefônica, 55% dos usuários de telefonia celular no Paraná recebem serviços da Tim, e a meta é fazer com que parte destes clientes que também sejam torcedores de Atlético ou Coritiba usufruam de serviços especiais.

A operadora pretende lançar em março um chip para os clubes, e quem adquiri-lo irá receber informações, fotos e conteúdo exclusivo relacionado à equipe que apoia. Parte do lucro obtido com a venda dos chips será repassada aos clubes. O patrocínio também terá ações promocionais em lojas e estádios. Os valores e duração dos contratos firmados com Coritiba e Atlético não foram divulgados pelos clubes e empresa.

Uma possível parceria entre Tim e Atlético-PR com a vinculação do nome da empresa à Arena da Baixada, no entanto, foi descartada pelos empresários e dirigentes rubro-negros. “Nunca houve qualquer conversa entre a Tim e o Atlético-PR sobre naming rights da Baixada. Isso não quer dizer, é claro, que um dia possa vir a acontecer, no entanto, até o momento, isso não existe”, assegurou Mauro Holzmann, diretor de marketing do Atlético-PR.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.