em

Fundação de Esportes muda sistema de pagamento do ‘Prata da Casa’

Em 2015 o projeto Prata da Casa, desenvolvido pela Fundação de Esportes de Ponta Grossa terá mudanças na forma de pagamento de bolsas. Agora os atletas precisam apresentar um relatório mensal de treinos e participações em competições, assinadas por um profissional de educação física, para receber o benefício. O documento deve ser entregue na Fundação de Esportes de Ponta Grossa até o dia 20 de cada mês. Os atletas que fazem parte da categoria elite terão que prestar contas trimestralmente.

Segundo Marcelo Brustolin, coordenador do projeto a mudança visa dar mais transparência para o processo de seleção do projeto e é uma oportunidade para comprovação de resultados. Os atletas terão que representar Ponta Grossa nos jogos oficiais do Estado, como, Jogos Escolares, Jogos da Juventude e Jogos abertos do Paraná. As novas decisões devem ser publicadas em decreto e as medidas começam a valer a partir da publicação. A decisão foi da comissão que avalia os currículos. O atleta perde o benefício se deixar de representar Ponta Grossa em alguma competição, ou não cumprir com as novas regras.

Os benefícios serão pagos de abril até novembro. Caso alguém não cumpra comas novas regras do projeto não receberá mais a bolsa. Os inscritos na categoria elite recebem de cinco a 12 benefícios (cada um custa R$ 63,83), na outra categoria os esportistas recebem de três a cinco. “O valor varia dependendo do desempenho. Pode mudar de acordo com os resultados apresentados. Se o atleta obtém um bom resultado em uma competição, o valor do benefício pode aumentar”, ressalta Marcelo.

A lista parcial dos atletas foi divulgada, e no grupo de alto nível estão 16 atletas, do basquete, ciclismo, vôlei e karatê.  No outro grupo são 70 currículos aptos a receber.

Dyene Garret, mãe de Brenda Garret, que é uma das beneficiadas pelo ‘Prata da Casa’, conta que apesar do valor não ser alto, é uma grande ajuda. “É um valor pequeno, mas acaba auxiliando. Temos muitas dificuldades e com o auxílio do programa torna mais fácil”, comenta Dyene. O coordenador da equipe de natação Ativa Esporte Total, Roberto Mryczka conta que tem muitos atletas inscritos e vê o pagamento como uma forma de incentivo. “Estamos na expectativa do resultado, alguns dos atletas receberam no ano passado. Temos muitos que representam a cidade nos Jogos da Juventude e Jogos Abertos que merecem. Para o atleta que recebe, ajuda muito. Outra questão é a parte psicológica, porque assim eles sabem da importância que é representar a cidade”, explica Mryczka.

Rodrigo Covolan

Brenda é uma das atletas beneficiadas pelo projeto

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.