em

Castro se prepara para receber a Tocha Olímpica

A Chama Olímpica chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira (03). Em pouco mais de um mês a tocha deve chegar a Castro, considerando que a chama irá percorrer 328 municípios brasileiros durante 95 dias em um revezamento que terá a participação de 12 mil condutores da tocha olímpica.

Em Castro a chama olímpica chega no dia 16 de julho e deverá percorrer cerca de 4.200 metros, sendo revezada por 20 condutores. Entre eles estão o secretário municipal de Esporte Antenor Telles Quintiliano. “É uma honra fazer parte de um momento tão especial como esse, além da imensa alegria de receber a chama em nossa cidade natal, também é um privilégio ser um dos escolhidos para conduzir a chama que é o principal símbolo dos Jogos Olímpicos”, destaca Antenor.

Antenor destacou ainda a importância do evento para o município. “ Será um dia histórico para Castro, faremos parte de um evento mundial, todos os olhares estarão voltados para nós, por isso convidamos toda a população que venha fazer parte dessa festa do Esporte, pois para nós é um prêmio para o esporte castrense que venham acumulando tantas realizações nos últimos anos”, destaca.

A lista dos 20 condutores que revesarão a tocha olímpica em Castro ainda não foi divulgada para a imprensa, mas de acordo com Antenor os selecionados já começaram a ser contatados. “Até agora já fomos informados que o diretor de Esportes Marcos Vinícius Silva de Rocco, o professor Marco Aurelio Borges Flores – mais conhecido como Lelo, o Capitão Marcelo Moreira Só e um dos nossos atletas do basquete sobre rodas também foi selecionado”, conta.

O revezamento da tocha olímpica vai percorrer 329 cidades brasileiras, sendo que Castro é a cidade de encerramento do percurso no Estado do Paraná, De Castro, o revezamento segue para São Paulo. Dos 399 municípios paranaenses, apenas 22 cidades receberão o Revezamento da Tocha Olímpica. Dos Campos Gerais, apenas Castro e Ponta Grossa estão no percurso definido pelo Comitê Olímpico.

Trajeto

A tocha olímpica irá percorrer 4200 metros, tendo como ponto de partida a rua Dário de Macedo na Vila Santa Cruz, em frente a unidade de saúde do Bom Jesus, seguindo até a Prefeitura municipal e depois pela Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, até chegar a Rua Major Otávio Novaes, depois seguindo até a praça Manoel Ribas contornando pela rua General Osório até chegar a Igreja Matriz. Em seguida a tocha segue para a rua Santos Dumont com cerimônia de encerramento no Parque Lacustre. Para a data serão programadas diversas atividades cívicas que serão anunciadas nas próximas semanas pela Prefeitura.

Chama Olímpica

A tradicional cerimônia de acendimento da Chama Olímpica foi realiza no dia 21 de maio, na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade,  em frente ao Templo de Hera.

O encontro da tradicional Chama Olímpica vai alcançar 90% da população do país em todos os 26 Estados, além do Distrito Federal. Além disso, a tocha será carregada por pelo menos 12.000 condutores ao longo de cerca de 20.000 quilômetros.

Ao longo dos próximos meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os patrocinadores oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, anunciarão os selecionados que terão o privilégio de conduzir a Tocha Olímpica.

O Revezamento se encerra no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Estádio do Maracanã. O Fogo Olímpico queimará na pira até o encerramento dos Jogos Olímpicos, quando será então apagado.

 

Divulgação
A Tocha Olímpica percorrerá duas cidades dos Campos Gerais; Ponta Grossa e Castro.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.