em

Time de rugby de Ponta Grossa disputa Copa Paraná

 

Rodrigo Covolan
O time enfrenta dificuldades estruturais e financeiras, pois não tem nenhum patrocínio

 

Para quem não sabe muito sobre o esporte, acha que o rugby é uma modalidade violenta. O rugby é uma prática esportiva de origem inglesa que está em crescimento no Brasil e também em Ponta Grossa. Os times são compostos por 21 jogadores, sendo 15 titulares e 6 suplentes e cada partida profissional é dividida em dois tempos de 40 minutos. Os atletas disputam com as mão e corpo a bola, que tem o formato oval.

Em Ponta Grossa, o time de rugby começou em 2013, quando alguns dos atletas conheceram a modalidade em outros locais e começaram a reunir-se para treinar. Treinador e atleta da equipe, Wesley Vertuan de Andrade comenta que foi difícil reunir jogadores para a pratica. “As pessoas não conhecem muito sobre o esporte e confundem bastante com o futebol americano, no começo o time demorou muito para deslanchar, passando até mesmo por um período de inatividade em 2014, tendo ganhado força novamente na metade de 2015”, diz.

Para quem acha que o esporte é só para os homens, a estudante Nayara Sidulovicz prova que as mulheres também podem participar. Ela faz parte do time feminino de rugby da cidade. A atleta afirma que muitas vezes há preconceito porque quem não conhece o esporte acha que a mulher ficará masculinizada. “Esse tipo de preconceito pode acontecer com qualquer mulher que queira praticar qualquer esporte culturalmente praticado por “homens”, mas esse tipo de pensamento já deveria ter sido derrubado”, afirma.

Ambos os atletas acreditam que os incentivos para o rugby, ainda pouco conhecido, é tímido. “As principais dificuldades encontradas são estruturais e financeiras. Não possuímos um local fixo para treinos e jogos, sendo o treino realizado no parque ambiental durante a semana, local pouco adequado a pratica do esporte, e no campo da UTFPR aos sábados”, finaliza Wesley.

Título a vista

A equipe de Ponta Grossa disputa em casa a terceira fase da Copa Paraná. O PG Rugby, que é líder do torneio, fechou a campanha vencendo em Cianorte, na primeira fase. E na segunda etapa acumulou duas vitórias, um empate e uma derrota. Os times de Londrina, Apucarana, Cianorte, Lobo Bravo (Guarapuava) e CRC (Curitiba) devem participar da etapa que acontece dia três de setembro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.