em

Por quê os exercícios físicos são importantes na gestação

 

Fábio Matavelli
A dentista consultou a opinião de um médico antes de manter sua rotina de exercícios

 

 

As atividades físicas podem ajudar as futuras mães a manter o equilibro e flexibilidade, além de auxiliar na manutenção do peso

Ao contrário do que o senso comum afirma, os exercícios na gravidez são essenciais para manter a mãe e o bebê saudáveis durante a gestação.  Ele ajudam no controle do ganho de peso e no relaxamento do corpo e da mente. Porém, na gestação, as mulheres ficam em dúvida se devem continuar a praticar exercícios e quais os cuidados que devem tomar.

O educador físico Rodrigo Alves, afirma que a prática esportiva é indicada para as futuras mamães. “Auxilia e melhora o condicionamento físico e diminui as complicações obstétricas, a necessidade de hospitalização e  a chance de parto por césarea são bem menores”, diz.  Segundo o profissional, os exercícios ajudam na parte psicológica da grávida, diminuindo a ansiedade e a sensação de isolamento.

Os exercícios também vão ajudar a gestante com os efeitos colaterais da gravidez, como: dores nas costas, prisão de ventre, inchaço, instabilidade de humor e auto estima e também auxiliam a manter o sono em dia.

A cirurgiã dentista, Milena Correia da Luz, está em seu 5º mês de gravidez  e vê a prática esportiva como sua aliada, já que deseja o parto normal. A futura mãe sente as mudanças que a gestação traz ao seu corpo e a transformação de sua performance no yôga, atividade que pratica. “De duas semanas para cá minha barriga apareceu realmente, mas eu já sentia algumas mudanças, como meu equilíbrio, por exemplo. Alguns exercícios que antes eram fáceis agora já sinto alguma dificuldade, mas nem por isso deixo de fazer”, conta.

Milena também faz caminhadas e enfrenta resistência de algumas pessoas em relação a sua rotina. “Já me falaram pra parar e até me julgam por continuar praticando. Eu até entendo, por que algumas posições do Yôga são realmente fortes e assustam quem vê , mas eu não faço nada sem conhecimento e sem orientação”, afirma.

Cuidados

Alves alerta para os cuidados que devem ser tomados quando a gestante pratica o exercício. As atividades são contra indicadas para quem têm problemas no coração,  problemas no pulmão, hipertensão, diabetes e quem está em um quadro de sedentarismo extremo.  “Para grávidas o mais indicado são os exercícios aeróbicos, de resistência e alongamento, garantindo pouco risco de quedas e colisão”, comenta. O profissional também enfatiza a importância de se manter hidratada durante toda a atividade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.