em

Prevenção de quedas é um dos benefícios do exercício na terceira idade

Peterson Strake
Caminhadas e exercícios de alongamento são indicados para a terceira idade

A prática esportiva é essencial para as pessoas na terceira idade. Elas promovem fortalecimento de articulações e musculatura, entre outras vantagens

No primeiro dia do mês de outubro é comemorado o Dia do Idoso. E essa data é importante para reforçar como os exercícios físicos são essenciais para a saúde e bem estar das pessoas da terceira idade.

O dia do idoso foi instituído em 1991 e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, já que nos últimos anos houve um aumento da expectativa de vida da população.

A fisioterapeuta Raquel Demogalski explica  que muitos idosos, que procuram sua clínica, principalmente exercícios como o pilates, reclamam de dores nos joelhos, cansaço nas pernas e diminuição do equilíbrio. “Muitos procuram o exercício também para melhorar sua qualidade de vida e bem estar”, conta a profissional.

A prática contínua de exercícios físicos nesta fase também contribuem para diminuir as quedas, pois fortalece as articulações e musculatura. Cerca de um terço da massa muscular perde-se com o tempo. Começa a partir dos 40 anos com diminuição de 0,5% a cada 12 meses chegando até 1% anual a partir dos 65 anos de idade.

Segundo informações da fisioterapeuta, os exercícios mais indicados para a terceira idade são caminhadas e exercícios sem  muito impacto. “Hidroginástica e o pilates, por exemplo, são ótimos, pois trabalham alongamento, mobilidade, equilíbrio e fortalecimento”, afirma.

Qualidade de vida

Alívio das dores articulares e melhora na coordenação motora também são alguns dos benefícios sentidos por Maria Odete dos Santos, de 62 anos, e que faz pilates há 2 anos. “Minha pressão andava muito alta e após eu iniciar no pilates, ela melhorou bastante”, afirma. A aposentada também notou que o exercício lhe proporcionou uma qualidade de vida maior e agora intercala o pilates com caminhadas diárias.

Os exercícios são importantes nessa fase, mas é indispensável que o idoso procure um médico antes de começar a praticar atividades físicas. “O risco de quedas, lesões, fraturas e distensão muscular é grande nessa idade e por isso é necessário a supervisão de um profissional”, alerta Raquel.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.