em

‘Exercício é remédio’, mas bem planejado e sem exageros

 

A prática de exercícios físicos, como correr, é bom para a saúde geral e, especificamente, nossos corações, pulmões, músculos, ossos e cérebros. A corrida, também pode ajudar com a perda de peso, reduzir os níveis de colesterol, aumentar o sistema imunológico, combater a depressão, reduzir o estresse e melhorar o humor. No entanto, existe a preocupação com o que pode acontecer no longo prazo quando se pratica a corrida, como maiores taxas de artrite e artrose nos joelhos e quadris.

O triatleta, Alisson Fucio, que também é médico, concorda que ao mesmo tempo, aqueles que aderem a uma corridinha exagerada estão expostos a problemas. “De acordo com a literatura são de ordem multifatorial desde desordens metabólicas até riscos extrínsecos”, comentou. Ele aconselha uma atividade planejada e personalizada como a melhor maneira de praticar a corrida com segurança. “A corrida precisa ser empregada de maneira gradativa devendo ser dosado o volume e a intensidade respeitando seus limites, respeitando o princípio da individualidade biológica, para se tornar uma atividade mais segura para o atleta, profissional ou amador”, destacou.

O preparador físico do Operário Ferroviário, Jackson Schwengber, admite que o risco existe, quando a prática é excessiva e foge a qualidade de vida. “No futebol, principalmente no passado, o risco de lesões era mais intenso. Hoje a preparação ficou mais atualizada, com métodos de treinamentos mais modernos e detalhados”, exemplificou Jackson, complementando que qualquer atividade física em geral deve ser monitorada. “No inverno, o aquecimento básico é fundamental”, adverte.

 

 

Media Office
A corrida é bastante procurada por seu fácil acesso e pelos inúmeros benefícios à saúde

 

Estudo

Pesquisadores nos EUA analisaram 25 estudos que incluíram 125.810 pessoas e, recentemente, selecionaram 17 estudos com um total de 114.829 pessoas. Descobriram que apenas 3,5% dos corredores recreativos (masculino e feminino) apresentaram artrite do quadril ou joelho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.