em

Equipe de Ponta Grossa de olho nos Jogos Paradesportivos

 

 

 

Legenda: Equipe princesina de paratletas exibem as medalhas conquistadas recentemente no Estadual.

Após conquistarem bons resultados na etapa do Campeonato Paranaense, realizada recentemente, em Maringá, o próximo objetivo da equipe da Associação Ponta-Grossense de Emancipação de Pessoas com Deficiência Física (APEDEF) são os Jogos Paradesportivos do Paraná, programado para o mês de novembro nas cidades de Maringá e Arapongas.

Esta equipe da APEDEF conta hoje com dezoito paratletas na modalidade de atletismo e disputam provas de arremesso de peso, dardo e disco. Onze foram para o Estadual, com destaque para Marilda Cordeiro e Ageu Lucas no disco, peso e dardo. Além deles, os outros integrantes da equipe princesina fizeram boas provas: Rafael José Schwab, Antoni de Oliveira, Valdirene Vaz de Ávila, Claudio Rosa, Carlos Camargo, Alessandro de Paula, Luciano da Silva, Luiz Fernando Soares e Miguel Andrade.

O professor de Educação Física, Gilberto Martins Freire, de 51 anos, está há cinco anos à frente do projeto parceiro da APEDEF, em Ponta Grossa. “Os resultados estão surgindo graças a dedicação da equipe e também do apoio que temos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) que possibilita o espaço para os treinamentos. Eles são feitos no campo, academia e também na piscina do campus. A Fundesp também nos auxilia no transporte e também ofertando bolsas pelo projeto Prata da Casa. Mas, todos nós sabemos que as dificuldades ainda são muito grandes, principalmente no que se refere a acessibilidade. Falta muita coisa para ser feita e corrigida”, avaliou o professor Gilberto. A equipe treina regularmente no campus da UTFPR. Na rotina estão agendados dois dias na semana para a musculação e outros dois para o treino técnico.

Rodrigo Covolan
O próximo objetivo da equipe da equipe são os Jogos Paradesportivos do Paraná.

Mundial Paralímpico

O Brasil terminou em 9º lugar no quadro geral de medalhas do Mundial de Atletismo Paralímpico de Londres, que encerrou no final de julho. Os atletas brasileiros ganharam 21 medalhas (oito de ouro, sete de prata e seis de bronze) na competição. Com 65 medalhas (30 de ouro, 17 de prata e 18 de bronze), a China ficou em 1º lugar, seguida pelos Estados Unidos, com 59 medalhas (20 de ouro, 18 de prata e 17 de prata).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.