em

Ucrânia lembra 25 anos de Chernobyl

Chernobyl hoje.

 

A Ucrânia marcou nesta terça-feira o 25o aniversário do pior acidente nuclear da história na usina de Chernobyl, enquanto o Japão leva adiante os esforços para controlar a crise em sua usina de Fukushima.

No dia 26 de abril de 1986, o reator 4 da usina de Chernobyl, então na União Soviética, explodiu e pegou fogo depois que um teste de segurança deu errado.

A detonação espalhou radiação por toda a Europa.

Um total de 31 pessoas morreu imediatamente, e muitas mais faleceram de doenças relacionadas à radiação, como o câncer, muitas delas no que é hoje o território de Belarus.

Dezenas de milhares foram retiradas de Prypyat, a cidade mais próxima do local com uma população de 50 mil pessoas na ocasião, e jamais voltaram.

Na semana passada, induzida pela crise nuclear na usina japonesa de Fukushima, a comunidade internacional prometeu 550 milhões de euros (780 milhões de dólares) em ajuda para construir um novo edifício de contenção sobre o reator afetado de Chernobyl em substituição a outro, improvisado, que começou a vazar radiação.

“Chernobyl foi um desafio de dimensões planetárias. A resposta a esse desafio pode ser fornecida somente pela comunidade internacional”, disse o presidente ucraniano Viktor Yanukovich nesta terça-feira.

“Durante muito tempo, a Ucrânia lidou sozinha com esta calamidade, mas felizmente não estamos sós agora”, declarou ele em um comunicado no site presidencial .

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.