em

Sanepar ensina alunos a preservar o Rio Reserva

 

O Projeto Sustentabilidade é implantado pela Sanepar em parceria com a Unilivre.
Foto: Agência Estadual

 

As atividades para preservação do Rio Reserva já foram iniciadas. Empregados da Sanepar, alunos e professores da Casa Familiar Rural de Reserva, na região dos Campos Gerais, estiveram em campo nesta semana para fazer o reconhecimento das margens daquele rio, também conhecido como Arroio Ferreira. As ações integram o Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio. “Os alunos estão recebendo informações sobre a realidade ambiental do recurso hídrico e sendo preparados para as demais atividades do projeto”, explica a gestora socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes. 

Trinta e cinco alunos e monitores do curso de Qualificação em Agropecuária da Casa Familiar Rural partiram das nascentes do rio, na localidade de Anta Magra, e observaram suas características e os impactos ambientais presentes em seu curso. Entre outras constatações, identificaram o comprometimento da mata ciliar, intervenções de drenagem urbana, lançamento irregular de esgoto e a presença de grande volume de resíduos sólidos nas margens e no leito do rio. 

Os alunos também receberam informações conceituais sobre bacia hidrográfica, sua integração no ambiente local, suas inter-relações, e sobre a importância de controlar os impactos sobre ela. “Os alunos estão bastante motivados com o projeto e já na atividade de reconhecimento passaram a ter uma visão mais crítica das condições do Rio Reserva e da necessidade de preservação dos recursos hídricos”, comenta o monitor da Casa Familiar Rural, João Rudinei do Prado. Ele conta que, a partir do Projeto Sustentabilidade, está sendo possível desenvolver no curso um trabalho interdisciplinar, estendendo o enfoque das discussões para várias disciplinas. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.