em

PG passa a ter 150 agentes comunitários de saúde

Ponta Grossa passou a ter, oficialmente, desde ontem, 150 novos agentes comunitários de saúde, todos foram contratados mediante concurso público. Com isso, o município, totaliza 433 agentes trabalhando na Atenção Básica de Saúde. Além disso, Ponta Grossa, aumentou a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) de 40% para 80%, passando de 41 para 66 equipes. O PSF é formado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

“Hoje estamos recebendo novos profissionais que serão fundamentais para a melhoria na nossa saúde pública. Decidimos investir nas pessoas porque acreditamos que é através do atendimento humanizado que poderemos atingir melhores índices na saúde, assim como, oferecer um atendimento com mais qualidade para a população”, afirma o prefeito Marcelo Rangel.

De acordo com a secretária de Saúde de Ponta Grossa, Ângela Pompeu, as novas Agentes Comunitárias irão atuar nas regiões que ainda não são cobertas pelo programa. Essas equipes serão responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. O trabalho desses profissionais é importante para a promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, na manutenção da saúde nas comunidades: “os agentes comunitários de saúde são fundamentais nas ações preventivas. Eles fazem o mapeamento dos casos de doenças de cada região. Dessa forma é possível controlar as doenças crônicas, evitando que o quadro clínico agrave. O trabalho deles também é voltado à prevenção de outras enfermidades”, explica Ângela.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.