em

AMTT tem projeto indicado ao prêmio Gestor Público

Pelo segundo ano consecutivo, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Ponta Grossa tem projeto indicado ao prêmio Gestor Público Paraná 2014, que destaca as melhores práticas e ações das gestões dos municípios paranaenses. Neste ano, o projeto escolhido da AMTT foi o ‘Educar para a Vida’, desenvolvido pelo Departamento de Trânsito. O prêmio é concedido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Os vencedores já foram escolhidos e serão divulgados nesta segunda-feira (1°), durante a cerimônia, marcada para às 18 horas, no Plenário da Assembléia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

O ‘Educar para a Vida’ chama a atenção por ser uma ação simples, sem custos relevantes e de grande abrangência no município. O projeto envolve alunos e pais, que juntos fazem uma blitz educativa, em frente das escolas, com a distribuição de material educativo produzido pelas crianças. O projeto conta ainda com o auxílio dos professores e diretores das escolas trabalhadas, que, juntamente com agentes de trânsito, trabalham a questão dentro de sala de aula com os alunos.

Enquanto o trabalho é desenvolvido em sala de aula, paralelamente os pais são convidados e orientados para trabalharem com o projeto, incentivando os filhos. No dia da blitz, marcada antecipadamente, as crianças são acompanhadas por um agente de trânsito e pelos pais, que ficam com a responsabilidade de distribuírem o material, produzido pelas crianças, e darem as orientações para o motorista parado, a partir das informações prestadas pelo filho.

Para as coordenadoras do projeto Sílvia Borges e Mônica Mongruel, o projeto foi bom tanto para as crianças, que aprenderam sobre o trânsito e seus riscos e passaram a ser fiscalizadoras, quanto para os pais, que se tornaram mais conscientes. Elas contam que no começo do projeto, alguns pais se mostraram um pouco reticentes ao projeto, devido a exposição na blitz, mas depois entenderam o objetivo e colaboraram muito bem. “Alguns nos contaram que a experiência foi uma lição também para eles, que, mesmo sem perceberem, acabavam cometendo algumas infrações”, conta Sílvia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.