em

‘Black Friday’ promete movimentar comércio eletrônico

Ainda pouco difundida nas lojas físicas, a campanha ‘Black Friday’ promete movimentar os sites de compra na próxima sexta-feira. De acordo com a consultoria Conversion, especializada em internet e otimização de sites, a previsão é de que os brasileiros gastem cerca de R$ 1,5 bilhão com a promoção, originada nos Estados Unidos. O montante é o dobro do registrado ano passado.

Segundo o levantamento, as lojas virtuais devem registrar cerca de 5,2 milhões de pedidos durante a Black Friday 2014, aproximadamente 61 encomendas por segundo. O volume de transações na data deve representar 4% de todas as compras do ano.

De acordo com o coordenador do Procon de Ponta Grossa, Edgar Hampf, o propósito nos Estados Unidos é dar o início para a temporada de compras de final de ano, eliminando os estoques do ano e abrindo espaço para as ‘novidades’ do final de 2014. “Todo mundo quer ganhar na Black Friday. E o consumidor não está livre de riscos também nessa promoção”, alerta Hampf. A orientação do coordenador é que os prováveis compradores antecipem suas pesquisas. “O Procon recomenda que o consumidor faça uma pesquisa prévia de preços. Se a ideia é aproveitar a oferta de telefones celulares, por exemplo, faça uma pesquisa on-line ou nas lojas que vendem esses produtos, antes de quinta-feira. Registre os preços e verifique se eles foram efetivamente reduzidos na promoção anunciada”, recomenda.

Ano passado, a principal reclamação dos consumidores foi que os preços dos produtos não tiveram a redução esperada. Dias antes da campanha, os vendedores teriam aumentado significativamente o preço para reduzir a um valor razoável na última sexta-feira de novembro.

Consulta

O Serasa Consumidor quer evitar que o consumidor caia em armadilhas e, por isso, entre sexta-feira e domingo permitirá que o cidadão consulte gratuitamente o CNPJ de uma empresa antes de fechar negócio. O portal fornece informações sobre a situação do CNPJ da empresa, razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada. Para obter o serviço, basta clicar em www.voceconsultaempresas.com.br e digitar o CNPJ da empresa que quer consultar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.