em

UEPG aplica provas do PSS 2014 em 15 cidades neste domingo

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aplica provas do Processo Seletivo Seriado – PSS 2014, neste domingo (23), em 15 cidades paranaenses. As provas iniciam às 15 horas, estendendo-se até as 19 horas. Os portões serão fechados às 14h30. Dos 18.854 inscritos, 10.195 vão fazer a prova do PSS I; 5.795 farão o PSS II; e 2.864 estão inscritos no PSS III. Estão representados no concurso 880 colégios de 334 cidades de 24 estados da Federação.

A UEPG é pioneira no Paraná, na implantação do processo seriado para ingresso na graduação. Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa. O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na última etapa do processo (PSS III), o candidato opta por um dos 38 cursos ofertados pela instituição. Para este ano, são 490 vagas.

A concorrência do PSS III chega a 5,84 candidatos por vaga. O curso de Medicina registra concorrência de 17,5 candidatos por vaga (175 inscritos para 10 vagas); seguido do curso de Engenharia Civil, com 198 candidatos para 13 vagas (15,2/vaga); Agronomia, com 2012 inscritos para 15 vagas (13,4/vaga); Engenharia de Computação, com 123 candidatos para 11 vagas (11,18/vaga); Administração, 188 para 10 vagas (9,4/vaga); Direito noturno, 167 para 18 vagas (9,2/vaga); e Odontologia, 119 para 15 vagas (7,9/vaga).

Atenção aos documentos

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da UEPG alerta os estudantes para mudanças no PSS 2014. Uma alteração importante diz respeito aos documentos necessários para o acesso aos locais de prova.  Candidatos do PSS I devem apresentar ficha de inscrição sem foto. O candidato que ainda não possui documento oficial de identificação deverá apresentar o carimbo de identificação do seu colégio, no local em que deveria colar a fotocópia do seu documento de identidade.

Os candidatos do PSS II devem apresentar ficha de inscrição, sem foto, mas com a fotocópia do documento oficial de identificação colada, mais o original do documento. Já para o PSS III, será exigida a apresentação da ficha de inscrição, com foto e fotocópia do documento oficial de identificação coladas, mais o original do documento de identificação.

Filosofia e sociologia

De acordo a CPS, a nova forma de composição das provas, com conteúdo programático aprovado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE/UEPG), passa a vigorar a partir deste ano para o PSS I (triênio 2014/2016), e assim sucessivamente. Para os candidatos do PSS II e III, triênios 2012/2014 e 2013/2015, permanecem os conteúdos programáticos em vigência, aprovados pelo CEPE/UEPG em 2009, com exceção da Redação, que inclui novos gêneros textuais e a Literatura, que passa a ter novas obras literárias.

Especificamente em relação ao PSS I, dentro do novo conteúdo programático, a prova passa a ter questões referentes às disciplinas de Sociologia e Filosofia, cuja inclusão obrigatória no currículo do Ensino Médio da Rede Pública foi instituída pela Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. A Redação passa a contar com novos gêneros textuais para a produção de texto, como comentários em blog, crônicas jornalísticas, narração escolar e relato autobiográfico. Na disciplina de Literatura, serão cobradas as leituras da obras “Melhores Poemas”, de Cláudio Manoel da Costa; e “Cartas Chilenas”, de Tomáz Antônio Gonzaga.

A CPS chama atenção dos candidatos também para a mudança em relação à característica das provas do PSS I, que passa utilizar o sistema somatório, a exemplo do PSS II e PSS III. Serão 60 questões, com valor máximo de 900 pontos. A Redação valerá 100 pontos. Até 2013, nessa primeira etapa do processo era utilizado o sistema de múltipla escolha simples, com opção da alternativa correta entre cinco opções de resposta.

No PSS II (40 questões, somatório, com valor máximo de 900 pontos), serão exigidas as leituras dos livros “Noite na Taverna”, de Alvarez Azevedo; e “O Alienista”, de Machado de Assis. Na Redação (100 pontos), os candidatos deverão atender a gêneros textuais como carta do leitor, notícia, texto de opinião dissertativo argumentativo e resumo.

Já no PSS III (50 questões, somatório, valor máximo de 900 pontos), na disciplina de Literatura as obras serão: “Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto; “O aprendiz de feiticeiro”, de Mário Quintana; “O grande mentecapto, de Fernando Sabino; “Quase memória, quase romance”, de Carlos Heitor Cony; e “Amor e outros contos”, de Luiz Vilela. Na prova de Redação (100 pontos), os vestibulandos deverão atender aos gêneros carta de reclamação, carta resposta à reclamação, texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.

Os locais de provas, ensalamento individual e proporção candidato/vaga podem ser conferidos em www.cps.uepg.br/pss

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.