em

Sanepar reabre visitas ao reservatório Botuquara, em Ponta Grossa

Estão liberadas a partir desta segunda-feira (22) as visitas ao Reservatório Botuquara, na rua Barão do Cerro Azul, esquina com a Francisco Ribas, no centro de Ponta Grossa. Devido ao valor histórico e cultural para a memória da cidade, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) revitalizou a construção, que agora passa a ser mais um “Espaço de Memória”, abrigando, nas paredes internas das suas casas de bomba, painéis com a história do saneamento em Ponta Grossa.

O belo jardim, semelhante ao original, encanta os visitantes. Uma pesquisa realizada através de documentos e fotos da época possibilitou que se reproduzisse o espaço, que conta com várias espécies de flores e plantas, pergolados e chafariz. À noite, o reservatório tem destaque através de 350 pontos de iluminação.

Por se tratar de uma construção centenária, tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ponta Grossa desde 2002, o espaço requer atenção especial, por isso, a visitação será monitorada, mediante agendamento prévio com a Sanepar.

Divulgação

Estão liberadas as visitas ao Reservatório Botuquara, na Rua Barão do Cerro Azul, esquina com a Rua Francisco Ribas, no centro de Ponta Grossa

 

Agendamento

Os interessados poderão entrar em contato com a Unidade de Educação Socioambiental da empresa pelos telefones (42) 3220-2444 e 3220-2445 ou através do e-mail [email protected]. Situações diferenciadas devem ser consultadas pelos mesmos canais de comunicação.

Divulgação

O jardim foi revitalizado, mantendo o estilo original

 

Memória

Na primeira década do século XX, o crescimento econômico e populacional de Ponta Grossa, na época principal cidade do interior do Paraná, exigia um sistema público de abastecimento de água com qualidade para atender a população. Foi então que o prefeito José Bonifácio Vilella contratou o engenheiro Álvaro Martins para que identificasse os possíveis mananciais para abastecer a cidade.

Após várias análises, os estudos apontaram que os rios Mandioca e Cascavel eram os que apresentavam as melhores condições topográficas e de qualidade da água para consumo humano. Então, em 1914, foi construído o primeiro sistema público de abastecimento de Ponta Grossa, cuja ata oficial de inauguração foi registrada em fevereiro de 1915.

O primeiro sistema era composto por uma barragem de cimento armado que media 16 metros de comprimento, duas caixas de alvenaria, medindo 21 x 2,30 metros, sendo uma para o Rio Mandioca e outra para o Rio Cascavel, uma adutora de ferro com 17,8 km de extensão e um reservatório semi-enterrado com capacidade para 1 milhão de litros de água.

A escolha do ponto para a instalação do reservatório também foi resultado de estudos técnicos e topográficos. Estes estudos indicaram uma colina quatro metros acima do ponto mais alto da Praça Floriano Peixoto. O reservatório foi elevado ainda a mais três metros de altura, diferença de nível que permitiria que abastecesse todas as edificações da região.

Em 1937, teve início a ampliação do sistema e, em 1939, o abastecimento passou a ser realizado a partir de uma nova captação, no Rio Botuquara, que deu nome ao reservatório. Deste manancial eram aduzidos 70 litros de água por segundo. Nessa época também foi construída uma segunda câmara, com capacidade para armazenar 1,7 milhão de litros de água. Com isso, a capacidade de armazenamento do reservatório passou a 2,7 milhões de litros. Até hoje o reservatório está em funcionamento e abastece a região central de Ponta Grossa.

Serviço:

Visitas monitoradas ao Reservatório Botuquara
Data: A partir do dia 22/12/2014
Agendamento: Telefones (42) 3220-2444 e 3220-2445, em horário comercial, ou através do e-mail [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.