em

Vestibular de Verão UEPG 2014 registra 20,41% de ausências

O Vestibular de Verão 2014 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) registrou ausência de 1.787 candidatos nos dois dias de provas, aplicadas neste domingo e segunda-feira (14 e 15), em Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. O número de ausentes corresponde a 20,41% do total de 8.755 inscritos, que concorriam a 740 vagas ofertadas pela instituição, em 38 cursos (11,8 candidatos por vaga).

Nos locais de provas distribuídos em Ponta Grossa (12 inspetorias), o número de ausentes foi de 1.024, de um total de 5.657 candidatos que optaram por fazer o concurso na cidade. O índice chega a 18,10% de faltosos. Já nos locais fora de sede, foram registradas faltas de 763 candidatos, do total de 3.098 que optaram por fazer as provas em outras 13 cidades. Assim, 6.968 candidatos concorrem efetivamente às vagas ofertadas, gerando uma proporção de 9,4 candidatos por vaga.

No domingo (14), os candidatos responderam às questões de Conhecimentos Gerais (56 questões, totalizando 3.360 pontos) e a prova de Redação (670 pontos). Na Redação, os candidatos tiveram um texto de apoio com o título “Coisas que deixam você mais inteligente”, adaptado do blog da revista Super Interessante, da Editora Abril (www.super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/5-coisas-que-deixam-voce-mais-inteligente). A partir da proposta de quatro coisas que deixam a pessoa mais inteligente, os vestibulandos deveriam redigir um texto no gênero um texto no gênero jornalístico ‘notícia’, criando um quinto item para ser mais inteligente.

Na segunda-feira, os candidatos fizeram a prova Vocacionada, na qual respondem apenas às questões de disciplinas referentes à área de conhecimento do curso escolhido. São seis grupos de provas, com três disciplinas cada (45 questões, sendo 15 por disciplina). A etapa totaliza 2.700 pontos.

Conforme o calendário do concurso vestibular, a relação de aprovados em primeira chamada e respectiva lista de espera dever ser divulgada até 16 de janeiro. As matriculas para os aprovados em primeira chamada serão realizadas nos dias 22 e 23 de janeiro, conforme cronograma publicado no Manual do Candidato. Para os relacionados em lista de espera, a matrícula ocorre nos dias 29 e 30 de janeiro. A segunda chamada está prevista para 3 de fevereiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.