em

Sebrae orienta microempreendedores a preencherem declaração anual

Até o dia 31 de maio de 2015 o Sebrae/PR vai orientar os microempreendedores individuais – que são aqueles que faturam anualmente até R$ 60 mil – a preencherem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). A apresentação da declaração é indispensável para que o microempreendedor fique em dia com suas obrigações para com a Receita Federal. Em Ponta Grossa, os empresários podem procurar a Sala do Empreendedor, que fica na sede da Prefeitura da cidade.

A consultora Aline Monteiro reforça que é importante que os microempreendedores individuais estejam atentos com relação aos prazos. “Quem não apresentar a declaração dentro do prazo estipulado, que é de 31 de maio, pagará uma multa mínima de R$ 25 para a Receita Federal, com valor proporcional aos meses de atraso”, frisa a consultora Aline.

Já quem deixar de declarar, conforme o auditor-fiscal da Delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa, Rafael Milani, fica sujeito à fiscalização. “O microempreendedor individual que deixar de apresentar a declaração pode ser alvo de um procedimento de fiscalização, portanto é importante estar em dia com suas obrigações. Há ainda a possibilidade de ser excluído do regime”, diz Rafael.

Até a última sexta-feira, aproximadamente 280 microempreendedores individuais haviam procurado a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa. O empresário tem a possibilidade ainda de enviar a declaração por meio do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), clicar em “(MEI – Microempreendedor Individual)” e depois em “Declaração Anual-DASN-SIMEI”. Acessar o aplicativo, informar o CNPJ e iniciar a declaração.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.