em

Vício do cigarro pode ser combatido com tratamento hipnótico

Apesar da pesquisa recente feita pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelarem que o índice de pessoas que consomem cigarro e outros produtos derivados do tabaco é 20,5% menor que o registrado cinco anos atrás, o tabagismo ainda é um dos maiores problemas de saúde que a população brasileira enfrenta.

Mas a vontade de parar de fumar atinge ainda mais pessoas, de acordo com a pesquisa. Do total de entrevistados, 51,1% disseram já ter tentado largar o hábito nos últimos 12 meses sem conseguir. Para Alessandro Baitello, hipnoterapeuta, doutor em hipnose, presidente e fundador da Rede Clínica da Hipnose, o vício de fumar pode ser de ordem fisiológica, emocional ou as duas coisas juntas. “As pessoas fumam porque estão estressadas, perderam um amor, estão ansiosas ou ainda porque simplesmente gostam do movimento que é feito de abrir a carteira de cigarros, acender e fumar”, diz o especialista, doutorado em hipnose pela AICHE na Espanha.

Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a hipnose clínica científica pode ajudar no tratamento de combate ao vício do cigarro sem o uso de medicamentos. “A hipnose nada mais é do que uma condição ou um estado modificado de consciência como o sono ou a vigília, caracterizado por um marcante aumento de receptividade à sugestão. Isso faz com que o cliente esteja aberto para ouvir nossas recomendações”, explica o doutor.

Baitello explica ainda como é feito o tratamento por meio da hipnose. “Quando somos procurados por alguém que deseja parar de fumar, nós colocamos a pessoa em um transe hipnótico para tentar descobrir o que desencadeou oos vício.  E aí instalamos um trauma ao contrário. Isso é feito quando contamos uma outra história para o inconsciente, que absorve aquilo como verdade e faz um ‘destravamento’ na vida dessa pessoa, a fazendo querer parar de fumar”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.