em

Hospital Universitário terá moderno Laboratório de Análises Clínicas

A partir de maio, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), contará com um moderno Laboratório de Análises Clínicas.  Os equipamentos para a montagem já foram adquiridos, em regime de comodato, com investimento anual de R$ 1,2 milhão, oriundos do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No próximo dia 4, abrem-se as inscrições ao teste seletivo para contratação de quatro profissionais nas áreas Farmácia, com habilitação em Análises Clínicas (Bioquímico), ou Farmacêutico com formação generalista.

De acordo como diretor geral do HURCG, professor Everson Augusto Krum, a implantação do laboratório no hospital se constitui em grande conquista, almejada há anos pelos alunos do curso de Farmácia. “Eles terão a oportunidade de vivenciar, na prática, a execução de exames em situações de urgência e emergência”, diz, citando também a atuação no ambiente hospitalar, tendo contato com pacientes internados nas diversas situações clínicas, nas UTIs adulto e pediátrica, situações não contempladas no Laboratório Universitário de Análises Clínicas (LUAC), que dá suporte ao curso desde a sua criação.

Krum também inclui o acompanhamento dos acadêmicos em procedimentos cirúrgicos, através da realização de exames de caracterização diagnóstica, citando o exemplo de pacientes com queixa de dor abdominal, que possa ter como causa uma infecção urinária, apendicite ou gravidez ectópica. Entre vários outros campos de atuação, cita ainda a execução de exames solicitados em consultas ambulatoriais realizadas no HURCG, além de exames de diagnóstico em internamento clínico de medicina interna, infectologia, neurologia, cardiologia, pneumologia, entre outras especialidades; e exames transoperatórios (durante a cirurgia).

Para a operacionalização do laboratório foram adquiridos equipamentos de última geração, aptos à execução das mais modernas técnicas em laboratório clínico. A máquina que mede os gases sanguíneos e o pH do sangue (gasômetro) já está em funcionamento nas dependências do HURCG. Os demais começam a ser entregues a partir da segunda quinzena de março, quando passarão por processos de validação e controle de qualidade.

 

Profissionais mostram o gasômetro que já está em funcionamento

Foto: Divulgação

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.