em

Acordo suspende empreendimento em Irati para avaliar criação de parque

O empreendimento habitacional na área Mata Arroio dos Pereiras, no centro de Irati, foi temporariamente suspenso após um acordo entre Governo do Estado, Prefeitura e os proprietários da área. A decisão foi tomada ontem, durante reunião com o secretário estadual do Meio Ambiente Ricardo Soavinski, que propôs a criação de um grupo técnico do Estado e Prefeitura para avaliar a possibilidade de implantação de um parque municipal.

“As decisões foram em comum acordo e a ideia é, o mais rápido possível, ajudar a Prefeitura a definir tecnicamente a possibilidade de criar um parque municipal, tendo em vista a conservação da área aliada ao uso para recreação e lazer da população”, destacou Soavinski.

Além da Coordenadoria de Biodiversidade da Sema, de técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Irati também acompanhará os trabalhos do grupo. Uma visita técnica na área já foi agendada para os próximos dez dias.

O grupo vai analisar, entre outras coisas, qual o tamanho da área para ser transformada em parque, que garanta a conservação dos remanescentes florestais e os usos para lazer da população.

O arranjo financeiro da aquisição da área para criação do parque municipal será avaliado após o projeto pronto. “Estamos muitos satisfeitos com essa decisão e com a preocupação do Governo do Estado em colaborar para uma solução que atenda a todos”, destacou o prefeito de Irati, Odilon Burgath.

Arroio

A área da Mata Arroio dos Pereiras tem 140 mil metros quadrados e boa parte é coberta por vegetação nativa. “Entendo que a área tem grande potencial para ser um parque ambiental, que além de preservar o patrimônio natural e a memória afetiva da população, servirá ainda para o lazer dos moradores do município”, disse Soavinski.

Participaram ainda da reunião o presidente da Câmara Municipal de Irati, Vilson Menon, o proprietário da área e do empreendimento, Edson de Araújo Gomes, o executivo da empresa Aurora Centennial S/A, Carlos Branco, além de secretários municipais.

 

Reunião resultou na criação de um grupo técnico para discutir sobre o assunto

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.