em

Guaragi recebe melhorias pela ‘Operação Padrão Bairros’

Localizado a 25 quilômetros de Ponta Grossa, o distrito de Guaragi possui em torno de 800 residências / Foto: Divulgação

Nos mesmos moldes das ações realizadas na parte urbana de Ponta Grossa, a Operação Padrão também leva os serviços integrados à zona rural do município. Neste sábado (28), foi a vez do Distrito de Guaragi receber a Operação Padrão Bairros, idealizada pelo prefeito Marcelo Rangel e executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos em conjunto com outras secretarias. Em Guaragi, a comitiva da prefeitura contou com a presença do vereador Valter de Souza (Valtão), dos secretários de Obras, Alessandro Lozza de Moraes, de Agricultura, Gustavo Ribas Netto, e de Abastecimento, Márcio Ferreira, além do chefe de Gabinete, Ricardo Linhares, e do presidente da Fundação Municipal de Turismo, Eldo Bortolini.

De acordo com o secretário de Obras, Guaragi precisava receber esse trabalho mais intensivo de reconstituição das ruas, patrolamento, casacalhamento e compactação do cascalho. “Estamos trabalhando com o rolo compressor, importante para dar maior durabilidade ao trabalho executado, e fazendo a recomposição das galerias, já que a condução da água é fundamental para que as ruas perdurem, assim como fizemos em Uvaia e na região de Itaiacoca”, afirma Lozza.

Para o secretário de Agricultura a área rural é uma área com muitas necessidades por se tratar de ruas de terra, que dependem de constante manutenção. “Este ano tivemos muitas chuvas, o que prejudica a liberdade das pessoas de circular, de exercer o seu direito de ir e vir, além do mais os Distritos são muito importantes porque geram trabalho, geram emprego, movimentam a economia, então temos os dever de ajudar e dar a infraestrutura necessária que esse pessoal precisa”, explica Ribas. Ele acrescenta que Ponta Grossa é hoje um berço da questão agrícola e pecuária e que os Distritos são fonte de mão de obra e da agricultura familiar. “Juntamente com a Secretaria de Obras, a gente vai arrumando as estradas e trazendo projetos para incentivar a produção local e conseguir colocar esse produto para a população da cidade com qualidade maior e custo mais acessível”, destaca Ribas.

Localizado a 25 quilômetros de Ponta Grossa, o distrito de Guaragi possui em torno de 800 residências. O sub-prefeito, Diego Melo Gonçalves, salienta que esse trabalho é fundamental par a população do distrito. “Está sendo uma obra muito boa porque temos essa necessidade devido aos buracos nas ruas e bueiros entupidos. Agora, o deslocamento das famílias vai ficar bem melhor”, avalia o sub-prefeito. O vereador Valtão acrescenta que o distrito de Guaragi é bastante concentrado, possui quase duas mil famílias e que está crescendo. “Essa operação é fantástica, os moradores estão muito felizes, vindo conversar com a gente e esse contato é muito importante para interagir com a comunidade, saber das suas dificuldades para nortear as ações necessárias à região”, completa o vereador.

O presidente da Fundação de Turismo, Eldo Bortolini revelou que o turismo do distrito e de toda região também ficará mais desenvolvido com a vinda de uma fábrica de chopp e a retomada da Festa do Colono. “Ainda este ano, uma grande cervejaria vai se inaugurada em Guaragi, movimentando e fomentando o comércio e o turismo no distrito, além do nosso projeto para retomar a Festa do Colono, que, além de promover o turismo, contribui com o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade”, enaltece Bortolini.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.