em

Paraná bate recorde na emissão da Permissão Internacional para Dirigir

Os motoristas paranaenses viajaram e dirigiram mais no Exterior nos últimos anos. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) revelam que o número de Permissões Internacionais para Dirigir, as populares PID, cresceu 45,08 % desde 2011. Só no ano passado foram 14.180 documentos, necessários para conduzir veículos no Exterior.

“A PID vale como uma carteira de habilitação, válida em mais de 100 países. Ela dá mais segurança ao condutor e é necessária na hora de locar um carro, por exemplo”, esclarece o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Segundo ele, é o documento solicitado pela polícia rodoviária e facilita o trabalho do guarda na hora de encontrar as informações necessárias sobre o condutor, já que as informações estão em diferentes idiomas.

Depois de Curitiba (8.214), o município que mais emitiu a PID foi Londrina, com 908. Depois, aparecem Maringá (764), Foz do Iguaçu (404), Ponta Grossa (391), Cascavel (371) e São José dos Pinhais (296).

Facilidade

Para a estudante Bruna Becegatto, de 21 anos, que atualmente faz intercâmbio em Portugal, ter a permissão para dirigir em outro país oferece diversas vantagens. “De modo geral, compensa muito ter a PID, pois é barato alugar carros e a possibilidade de conhecer mais lugares e aproveitar mais os passeios”.

Vale lembrar que mesmo com a PID é preciso levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) junto ao documento. Além disso, a Permissão não substitui a CNH em território brasileiro.

Hoje, 143 países fazem parte da relação onde a PID é aceita. Para consultar, cada um deles e fazer a solicitação da emissão do documento, o usuário pode acessar o site www.detran.pr.gov.br, na categoria “Motorista”, “Sua CNH” e “Permissão Internacional”.

Allan Marba – Detran/PR

 

Como fazer

Para obter a PID, o condutor deve ter habilitação com foto em situação regular, ou seja, sem apresentar nenhum tipo suspensão, cassação ou restrições. Além disso, a CNH deve estar dentro do prazo de validade.

O prazo de validade, a categoria de habilitação e restrições médicas são os mesmos da CNH. Atualmente, o valor da guia para emissão está em R$ 79,32 e todo processo pode ser feito pela internet, no sistema Detran Fácil.

Conheça o passo a passo para emitir a Permissão Internacional para Dirigir:

1. Acesse o site wwww.detran.pr.gov.br e clique no serviço no menu lateral.

2. Preencha corretamente os campos do formulário, seguindo rigorosamente o que está impresso na CNH e aprove clicando em “Confirmar”.

3. Certifique-se que o endereço residencial informado está correto e atualizado.

4. Imprima a “SSH – Solicitação de Serviço de Habilitação” e efetue pagamento da taxa nas agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Sincrede, Bancob e Rendimento).

5. Após a finalização do processo, a PID será enviada, via Correios, ao endereço de cadastro, até 10 dias úteis.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.