em

Richa recebe nova diretoria da Faciap e fala sobre medidas de austeridade

O governador Beto Richa recebeu ontem, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, representantes da nova diretoria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). O novo presidente, Guido Bresolin Junior, toma posse nesta segunda à noite. “Um grande empresário que vai continuar o bom trabalho realizado pela federação no fortalecimento da nossa economia”, disse Richa. Bresolin Junior assume o lugar do empresário Rainer Zielasko.

Durante a reunião, Richa falou do momento da economia brasileira e defendeu as medidas de austeridade tomadas pelo governo estadual para equilibrar as finanças do Estado. “Estamos passando por um momento de dificuldade econômica em todo o Brasil. O baixo desempenho econômico reduziu a arrecadação sobrecarregando os estados e municípios. Para isso, precisamos estar preparados para superar esse período com medidas importantes de austeridade”, afirmou o governador.

Beto Richa disse que 20 estados já tiveram que cortar gastos e preparar um plano de austeridade em suas contas. “A arrecadação está caindo e precisamos nos preparar para esse período. O Paraná não é uma ilha e está sentindo os reflexos dessa crise nacional”, explicou.

Segundo ele, o Estado já implantou diversas medidas para redução das despesas e aumento de receitas. Entre elas está a equalização da alíquota do ICMS, um conjunto de decretos para melhoria da gestão pública e controle de despesas e a reavaliação e renegociação dos contratos e licitações. Além disso, no ano passado, foram eliminadas cinco secretarias estaduais e outras foram fundidas. De uma só vez, foram cortados mil cargos em comissão.

 

Divulgação

A reunião aconteceu ontem, na capital do Estado

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.