em

Beto Richa lança Parques do Paraná

O governador Beto Richa lançou ontem, como parte da comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente, o programa Parques do Paraná. O lançamento foi no Parque Estadual Pico Marumbi, na Serra do Mar, que completará em setembro 25 anos. Na solenidade, realizada na Estação Marumbi, Richa também inaugurou as obras de restauro do conjunto arquitetônico e melhoria da infraestutura do Parque Marumbi.

“O Parques do Paraná visa um melhor cuidado e uma programação nas unidades de conservação do nosso Estado para garantir o desenvolvimento socioeconômico sustentável, que gera empregos e renda à nossa população”, afirmou o governador Beto Richa. “Ao mesmo tempo, com visita controlada e ordenada, poderemos fortalecer nas pessoas sentimento de preservação do ambiente onde vivemos”, disse ele.

Richa enfatizou que o programa representa um grande avanço na preservação ambiental e no turismo. “O programa envolve as comunidades locais e irá gerar emprego, renda e o desenvolvimento econômico no entorno destes parques. É abrangente, pois com programas de educação ambiental propiciará às pessoas aproveitarem esse novo momento das unidades de conservação”, disse ele.

Com o Parques do Paraná, o governo estadual irá articular com os municípios ações para melhor receber os turistas, melhorar a infraestrutura dos parques e estudar modelos de gestão para cada unidade.

Etapa

Na primeira etapa do projeto foram selecionados 14 unidades, de várias regiões do estado. Dois são da Serra do Mar: Pico Marumbi e Pico Paraná. Da Região Metropolitana de Curitiba são os parques Serra da Baitaca, em Piraquara e Quatro Barras, e Parque do Monge, na Lapa.

Três unidades são dos Campos Gerais: Vila Velha, em Ponta Grossa; Guartelá, em Tibagi, e Cerrado, em Jaguariaíva e Sengés. No Litoral, as unidade selecionadas para esta primeira etapa do projeto são o parque Rio da Onça, em Matinhos, e Ilha do Mel.

Da região Norte a unidade do projeto é a Mata dos Godoy, em Londrina. No Vale da Ribeira (RMC) a unidade selecionada é Campinhos, em Cerro Azul e Tunas do Paraná. Da região Noroeste são os parques Amaporã, do município de Amaporã, e Lago Azul, de Campo Mourão. Do Oeste está o parque de São Camilo, em Palotina.

 

Vila Velha está entre os 14 parques que receberão melhorias

Grupos

RodoNorte promove visita noturna

Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente a concessionária CCR RodoNorte e as Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente promovem hoje uma visita noturna ao Parque Estadual de Vila Velha. No total, a iniciativa contará com dois grupos de 40 pessoas, que se inscreveram gratuitamente através do site da prefeitura e farão o passeio com o ingresso custeado pelo evento.

A primeira turma fará a visita a partir das 19 horas, enquanto o segundo grupo visitará o Parque neste sábado. “O Parque Estadual de Vila Velha é um dos cenários mais bonitos e visitados do Paraná. Por isso, é fundamental que incentivemos a visitação não só de quem é de fora da cidade, mas também da comunidade ponta-grossense, para que ela possa conhecer de perto eum dos cartões postais dos Campos Gerais”, aponta Simone Suzzin, Gestora de Relações Institucionais da CCR RodoNorte.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.