em

População desconhece função principal de vereadores

Levantamento mostra que maior parte é favorável à redução da Câmara de Vereadores e entende que principal função do legislativo é resolver problemas nos bairros

 

Peterson Strack

População ouvida por pesquisa entende que Legislativo tem que atender às demandas da comunidade

 

Em vez de legislar e fiscalizar, resolver os problemas dos bairros. Esta é – segundo uma pesquisa realizada em Ponta Grossa – a principal função de um vereador. O levantamento aponta que para quase metade da população do município, a principal função de um vereador é ajudar a resolver problemas nos bairros, à frente de atividades como elaborar e aprovar leis, ou fiscalizar o prefeito.

Os dados coletados pelo Instituto Planejamento Pesquisa e Marketing (PPM) – e divulgados com exclusividade pelo Diário dos Campos – mostraram que para 45,5% das 400 pessoas ouvidas entre os dias 15 e 22 de junho, a principal função de um vereador é ajudar a resolver problemas dos bairros da cidade. Já para 19,8% dos ouvidos, o principal objetivo do legislativo é fiscalizar o prefeito, enquanto que 19,3% entendem que o trabalho mais importante de um vereador é elaborar e aprovar leis.

A mesma pesquisa aponta que 36% dos eleitores não lembram para quem foi o voto no legislativo municipal nas últimas eleições. Outra informação coletada pela sondagem que põe em dúvida a atividade da Câmara é a de que para quase 70% dos entrevistados a cidade poderia funcionar com menos vereadores.

De acordo com a prospecção feita pelo PPM em 16 bairros de Ponta Grossa, 63,3% dos ouvidos sabem que a Câmara do município é composta por 23 vereadores. Na pesquisa, 21% dos eleitores revelaram que já pediram algum tipo de ajuda para um parlamentar. No mesmo levantamento é mostrado que 53,7% dessas pessoas que pediram ajuda acabaram não tendo seus pedidos atendidos.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Sebastião Mainardes (DEM), a principal função dos parlamentares é legislar e fiscalizar, no entanto, ele admite que atender à população também faz parte do ofício dos vereadores. “Atender à comunidade também faz parte das atividades do vereador, e diariamente estamos recebendo população que vem até a Câmara pedindo algum tipo de ajuda, e também fazendo visitas e entrando em contato com os bairros, porque foi lá que o vereador foi eleito”, analisa o parlamentar. “Agora o que a Câmara pode fazer é levar estas questões para o Executivo, por meio de indicações, ofícios”, complementa.

Redução da Câmara

A pesquisa feita pelo PPM mostra que 68,3% da população ouvida são favoráveis à redução da Câmara de Vereadores. Para esta parcela dos entrevistados, a cidade poderia funcionar melhor com menos vereadores, opinião compartilhada pelo próprio presidente do Legislativo ponta-grossense. “Eu entendo e há um projeto de lei discutindo isso, que a Câmara poderia funcionar com menos vereadores que tem atualmente”, analisa.

 

Avaliação da população sobre os vereadores de Ponta Grossa

63,3% – sabem que a Câmara possui 23 vereadores

21% – já pediram ajuda para algum vereador

53,7% – não tiveram os pedidos atendidos pelos parlamentares

36% – não lembram em quem votaram para vereador nas últimas eleições

45,5% – Acham que o principal trabalho do vereador é resolver os problemas dos bairros

19,8% – Acreditam que a função do legislativo é fiscalizar o prefeito

19,3% – Entendem que o objetivo dos vereadores deve ser elaborar e aprovar leis

68,3% – Acreditam que a cidade poderia funcionar melhor com menos vereadores

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.