em

População aponta vereadores mais atuantes em PG

Levantamento exclusivo mostra quais são os parlamentares apontados por eleitores como mais atuantes; sondagem também mostra quais vereadores são mais populares

 

Arquivo DC

Pesquisa busca avaliar trabalho da Câmara de Ponta Grossa

 

Para boa parte do eleitorado ponta-grossense, nenhum vereador pode ser considerado o mais atuante na Câmara do município, segundo mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto Pesquisa Planejamento e Marketing (PPM). Entre os parlamentares citados, Antonio Laroca Neto (PDT) foi lembrado como o mais atuante, seguido de George Luiz de Oliveira (PMN).

Pelo levantamento, 29% dos entrevistados nenhum vereador pode ser apontado como o mais ativo, enquanto que 35,8% não souberam responder à pergunta. Já para 5% dos ouvidos, Laroca é o mais atuante. George, com 4,8% aparece logo em seguida.

A pesquisa feita pelo PPM ainda mostra que foram lembrados pelos entrevistados o ex-presidente da Câmara de Vereadores e atual deputado federal Aliel Machado (PCdoB), Pietro Arnaud (PTB), Daniel Milla (PSDB), Professor Careca (SDD), Taíco Nunes (PTN), Pascoal Adura (PMDB), Antonio Aguinel (PCdoB), Walter José de Souza, o ‘Valtão’ (DEM), Sebastião Mainardes (DEM) e Romualdo Camargo (PRTB). Os demais vereadores atingiram menos de 1% no questionário.

“Um dos objetivos dessa pesquisa é medir o comprometimento do trabalhado dos vereadores em Ponta Grossa. E o que se pode levantar é que o nível de crítica da população é muito grande, é muito importante para a própria Câmara fazer uma avaliação de seu trabalho”, analisa o presidente do PPM, Pedro Paulo Perroni. Para o representante do realizador da pesquisa, o fato de um elevado índice da população entender que nenhum vereador é atuante indica uma descrença no trabalho do político. “Pela pesquisa você que o ‘humor’ da população de Ponta Grossa com os políticos não está bom, assim como no resto do país”, complementa Perroni.

Metodologia

A pesquisa feita pelo PPM ouviu 400 pessoas entre os dias 15 e 22 de junho, coletando respostas em 16 áreas do município. Foram aplicados questionários a 198 homens e 202 mulheres (atendendo a uma proporção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com idades entre 16 e mais de 60 anos. Os participantes do levantamento tinham renda de menos de um salário mínimo até mais de 20 salários mínimos, escolaridade entre fundamental incompleto a formação superior. A margem de margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.