em

Concreto aparente é a nova chave da decoração

O despojamento e o minimalismo já têm sido elementos da decoração que ganharam destaque nos últimos anos. Eles ampliam um espaço e modificam completamente um ambiente. É o caso do concreto aparente, que pode estar tanto nas paredes quanto no piso de uma sala ou ambiente comum. O concreto, quando bem colocado, moderniza totalmente o visual e surpreende.

 

Muita gente tem medo da ideia justamente por pensar em uma aparência áspera ou por não apresentar acabamento. Entretanto, o material já é tradicional na arquitetura, principalmente na escola paulista e dentro do brutalismo. O concreto pode aparecer tanto em detalhes nas colunas e forros quanto na ocupação de paredes inteiras – impactando fortemente no projeto.

 

Divulgação

 

Aplicação

Muitos projetos já incluem o acabamento em concreto desde os rascunhos iniciais do projeto. Tendo como ideia uma arquitetura que desnuda sua própria origem na busca por uma verdade estética, é possível ver diversas obras que optaram pelo concreto cru. Apesar disso, ele também não é tão simples de ser aplicado.

 

A primeira técnica é a chamada parede de cimento queimado, que tem se tornado um dos trunfos do design de interiores. Em geral, é preciso ter a orientação de um profissional com experiência nesse campo. Um adesivo de alto impacto deve ser misturado com o concreto, formando a massa. Depois, basta secar e tirar as imperfeições com uma lixa. Para finalizar, aplique a resina à base de água na parede completamente seca e limpa.

No caso do piso ou de uma laje, vale a pena apostar em uma boa betoneira que pode ser tanto comprada quanto alugada (veja opções aqui), fornecendo a base para um bom mestre de obras executar todo o procedimento, já que essa tarefa não é nada fácil.

 

Manutenção

A manutenção deve ser feita de maneira constante. Mesmo que não seja um piso tão delicado, como os pisos de madeira, é preciso sempre estar limpo, seco e encerado. O polimento também é uma alternativa, que pode ser feita pelos moradores ou até mesmo contratando uma empresa terceirizada.

 

Invista em elementos e acessórios de decoração que se aproximem desse estilo mais modernista e minimalista. É o caso de móveis de metal e de cores mais fortes, como preto, branco e cinza. Vasos, quadros e elementos que agreguem cores ao ambiente tiram a sisudez do concreto escuro e dão um ar mais jovial.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.