em

Prefeitura instala 464 rampas de acesso para cadeirantes

A prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Planejamento e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan), fez a instalação de 464 rampas de acesso para deficientes físicos nos últimos três anos. O número é resultado da soma dos trabalhos realizados por empresas contratadas pelo Município para obras de pavimentação e revitalização de ruas e que, a pedido do Município, incluíram esses itens de acessibilidade nos projetos.

De acordo com a arquiteta do Iplan, Nadia Besciak, a criação das rampas de acesso faz parte de uma norma, a NBR 9050/2004. Por isso, todos os novos empreendimentos precisam ter essa facilidade de acesso aos cadeirantes. “Em todos os projetos que passam pelo Iplan, o item acessibilidade é incluído. De acordo com essa norma, todos as edificações de acesso público e calçadas devem possuir rampas para cadeirantes”, diz Nádia.

Ela destaca, também, que a norma está sendo atualizada, e terá novas exigências que começam a valer neste domingo, dia 11 de outubro, quando é celebrado o Dia Nacional do Deficiente Físico. “A equipe do Iplan está acompanhando as alterações da norma, para colocá-las em prática nos novos projetos”, informa a arquiteta.

Divulgação
A norma está sendo atualizada, e terá novas exigências que começam a valer neste domingo, dia 11 de outubro

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.