em

Cinco dicas para economizar nas passagens aéreas

Viajar é uma das grandes experiências que você pode ter. Todas as recordações que você irá criar e tudo o que pode ser aprendido em seu destino fará valer a pena cada centavo investido na aventura.

Porém, hoje em dia é possível reduzir cada vez mais esses gastos, principalmente quando o assunto é comprar passagens aéreas. Com as diversas ferramentas que você possui ao seu alcance, pode valer muito mais a pena viajar de avião do que por outros meios, como carros e ônibus.

Para encontrar os melhores preços de bilhetes aéreos, no entanto, a dica é ficar atento. Não existem regras ou uma lógica exata para que os valores dos voos sejam alterados, mas o que pode te ajudar a calcular o preço bom de uma passagem é avaliar alguns fatores que vão compor o preço final, como por exemplo a data de embarque e desembarque, os horários que você pretende viajar e até mesmo o grupo de assentos.

Divulgação

Escolha o melhor dia para viajar

Escolher a data da sua viagem pode depender de vários fatores, como por exemplo a sua disponibilidade – já que muitas vezes é necessário esperar um feriado ou suas férias, que nem sempre podem calhar em um momento econômico para comprar passagens. No entanto, é possível escolher datas que apresentem tarifas mais confortáveis dentro do seu período disponível.

Voar às terças, quartas, quintas e sábados costumam ter preços mais em conta, já que muitas pessoas aproveitam as sextas para ir viajar e retornar no domingo ou até mesmo segunda-feira. Esses outros dias têm menos procura, portanto a oferta maior faz com que os preços caiam.

Use ferramentas de viagem

Na internet, você pode encontrar diversos sites que ofereçam um panorama com o quanto você pode ter de economia para comprar passagens aéreas. O Google lançou recentemente uma plataforma do gênero, mas algumas outras agências especializadas permitem que você consiga ver esse panorama de maneira mais ampla, como é o caso do QuandoViajar, uma ferramenta da ViajaNet que mostra os menores preços de todos os dias para os 6 meses seguintes.

Compre com antecedência

Possuir bastante tempo para pesquisar e analisar as melhores passagens já é um bom começo para conseguir economizar. Se você já sabe quando vai viajar e para onde, você pode começar monitorando as promoções para o seu destino, além de conseguir comprar as primeiras poltronas. Conforme a procura aumenta, maior pode ser o preço também.

Para que você consiga planejar com segurança e economia uma viagem, o ideal é que isso comece a ser feito pelo menos 3 meses antes. Conforme mais próximo da partida, maior poderá ser o seu investimento.

Considere todos os aeroportos

Alguns grandes destinos, como São Paulo ou Rio de Janeiro, podem contar com mais de um aeroporto para atender à mesma região. Dependendo do seu lugar de partida, um aeroporto pode ser mais em conta do que outro – às vezes dependendo do dia também. Porém, verifique como é o feito o traslado entre o terminal e o lugar onde vai se hospedar ou visitar, porque às vezes pode valer mais a pena investir um pouco mais na passagem e menos no táxi.

Use milhas

Para tornar sua passagem ainda mais barata, você pode usar suas milhas aéreas – que são acumuladas principalmente quando você utiliza o cartão de crédito, por isso fique ligado ao seu programa de fidelidade. Algumas outras empresas também trabalham com a compra e venda dessas milhagens, permitindo que você compre o número necessário para adquirir suas passagens com mais economia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.