em

Sanepar pretende ampliar uso de energia alternativa

Divulgação
Mounir Chaowiche declarou que a empresa pretende expandir as pesquisas e a utilização da energia alternativa

O presidente da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Mounir Chaowiche, disse que a empresa pretende expandir as pesquisas e a utilização da energia alternativa gerada em estações de tratamento de esgoto (ETEs), conhecida como biogás. A declaração foi no encerramento do primeiro dia do IV Workshop Internacional sobre Aproveitamento Energético de Biogás de Estações de Tratamento de Esgoto, que reuniu cerca de 200 profissionais da Alemanha e do Brasil até ontem (29), no Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS), da Sanepar, em Curitiba.

“Nossa análise de viabilidade vai além das possibilidades de redução de custos porque a Sanepar mantém como linha de trabalho a preocupação ambiental. O uso inteligente da energia gerada através do biogás é um importante aliado na redução de emissão de gases de efeito estufa, que pode contribuir para o aquecimento global, uma das maiores preocupações mundiais”, avaliou Mounir.

O presidente disse ainda que a empresa tem a intenção de expandir os projetos de uso do biogás e de resíduos das ETEs para todo o Paraná. No estado, a empresa mantém 215 ETEs onde o biogás já é produzido continuamente.

Pesquisas

“As pesquisas podem mostrar todas as estações onde isso é eficientemente possível. Nossa maior preocupação está na questão ambiental e social, embora saibamos que poderemos obter redução de custos com energia elétrica, hoje um dos nossos maiores gastos na operação das estações de tratamento de esgoto”, afirmou. (Das Assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.