em

Estação Saudade é isolada para início de obras de revitalização

Fábio Matavelli
As chaves da Estação já foram entregues para que a revitalização comece

O prédio da Estação Saudade recebeu ontem (28) tapumes para isolamento da área, que será transformada em uma nova unidade do Sesc/PR. O local também será utilizado para a realização de cursos, especialmente da área de gastronomia, através do Senac. A revitalização é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Fecomércio, que investirá pelo menos R$ 8 milhões no edifício histórico pelos próximos 25 anos.

A Prefeitura já entregou as chaves da Estação para que a revitalização possa ser iniciada. A futura unidade do Sesc terá 2,4 mil metros quadrados de área para atendimento da população, através da realização de diversos eventos, além de receber uma escola gastronômica, que será administrada pelo Senac. O objetivo é montar ali cursos profissionalizantes e colocar em funcionamento um Café Escola para baristas (especialistas no preparo de café).

Entre as vantagens para o Município, além do investimento na revitalização e manutenção sem custos aos cofres públicos pelos próximos 25 anos, está a destinação de 10% das vagas dos cursos oferecidos para a Prefeitura.

O secretário da pasta, Paulo Carbonar, afirma que a concessão do espaço vai representar uma transformação da região. “Com esta parceria, vamos reorganizar a movimentação de todo o entorno daquela área, oferecendo um espaço de desenvolvimento profissional e cultural. Somado aos demais investimentos em infraestrutura e segurança, vamos ativar o turismo e viabilizar diversas melhorias para o comércio e a prestação de serviços”, informa Carbonar.

Segundo o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), José Carlos Loureiro Neto, o sindicato entra como apoiador da Fecomércio-PR. “Queremos mostrar para a população do município que apoiamos ações como a que acontecerá e, mais que isso, que acreditamos no potencial cultural de nossa cidade”, explica.

Na manhã de quarta-feira (28) representantes do Sindilojas participaram da ação de isolamento da área.

Com a ocupação do patrimônio histórico, serão realizados programas culturais variados e de formação profissional, afirma o presidente do Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.