em

BRDE recebe rating BB/AA (bra) da Fitch

A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu ao BRDE, em outubro, o rating BB/AA. Embora o fraco desempenho da economia, o Banco manteve o indicador equivalente à classificação do Brasil. A Fitch considerou que os ratings do BRDE refletem o papel estratégico do banco de desenvolvimento altamente integrado e operando em linha com as políticas econômicas de seus estados controladores, RS, SC e PR.

O BRDE apresentava moderada concentração nos vinte maiores tomadores de crédito (24% em junho de 2016), com participação relevante de financiamentos de grandes cooperativas agroindustriais.

A carteira de crédito do BRDE é, em parte, voltada para financiamentos rurais ou agroindustriais (cerca de 70%), setor fortemente influenciado por fatores climáticos. Esses riscos, porém, são mitigados pelo suporte do governo federal ao setor, através de programas específicos para securitização, prorrogação de prazos, concessão de bônus e/ou equalização parcial das dívidas e também pelo fato de a carteira do banco estar mais exposta a agroindústrias de proteínas, o que acaba beneficiando seus bons índices de qualidade de crédito.

O BRDE permanece na posição entre as melhores instituições financeiras nacionais e reforça suas possibilidades de captação de recursos no exterior para investimentos na Região Sul.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.