em

Copel investirá R$ 22 mi em acessibilidade até 2019

Até 2019, a Copel vai investir R$ 22 milhões para garantir a plena acessibilidade em suas agências, prédios administrativos e canais de atendimento. A decisão persegue a meta de oferecer acesso universal a todas as pessoas, independente de sua condição, conforme exigido pela Lei Brasileira de Inclusão, que completa um ano de vigência nesta segunda-feira (2).

“Por estarmos presentes em todo o Paraná, fornecendo energia que traz qualidade de vida e desenvolvimento, assumimos nossa parcela de responsabilidade para promover ativamente uma cultura de respeito à diversidade”, explica o presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna.

Cerca de 85% do valor será destinado a melhorias arquitetônicas nas agências de atendimento e nas instalações da empresa, possibilitando a locomoção irrestrita por pessoas com deficiências temporárias ou permanentes. Já no site da empresa na internet, a adequação foi realizada ao longo deste ano, com a adoção de recursos de contraste e tamanho da fonte, para facilitar a navegação por pessoas com deficiência visual, e de uma ferramenta de tradução simultânea do conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Este investimento decorre de um compromisso público da Copel com a inclusão cidadã de todos as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em nossas atividades”, diz Vianna. “Esperamos, assim, estimular outras empresas e instituições a também se adequarem, mudando a realidade de milhares de paranaenses que hoje encontram dificuldades para exercer sua plena cidadania”.

Sensibilização

Cerca de 7,2% da população brasileira com mais de 14 anos tem algum tipo de deficiência, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, feita em 2013. A deficiência com maior incidência é a visual, que atinge 4,3% das pessoas, seguida pela física (1,5%) e auditiva (1,3%).

Melhorias

Na Copel, um grupo de trabalho coordena desde o final de 2015 a discussão para implantação de melhorias de acessibilidade na empresa. Paralelamente a estes projetos, ao longo de 2016 foram realizados 11 eventos nas instalações da Companhia em todo o Paraná, para sensibilizar empregados e contratados sobre a importância de buscar atender e superar o que a nova legislação prevê.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.