em

Escola Diaconal de PG é referência para outras dioceses

Divulgação
A escola existe há mais de dez anos e já formou 72 diáconos

O bispo de Dourados (MS), dom Henrique Aparecido de Lima, passou dois dias na Diocese de Ponta Grossa para conhecer o funcionamento da Escola Diocesana Santo Estevão de Formação de Diáconos Permanentes. A escola existe há mais de dez anos e já formou 72 diáconos, de diversas paróquias e cidades da Diocese. A formação dos futuros diáconos se estende por sete anos, iniciando com um ano de propedêutico. As aulas acontecem no Centro Bíblico Regnum Dei, no Jardim América, e são ministradas por padres e diáconos.

São cinco anos de formação, divididos em dez etapas. Em janeiro, os 54 candidatos a diácono passam 15 dias inteiros na escola. E outros dez dias em julho, em regime de internato. “Receber o bispo de Dourados representa que a caminhada está sendo bem feita na formação. Ele veio saber como funciona na base, quais os pilares, porque querem mudar os moldes de como funciona lá, que é uma formação indireta. Vamos compartilhar o sistema daqui, inclusive com visita nossa a Dourados para falar da experiência”, comentou o coordenador da escola, padre Mário Dwulatka.

Dom Henrique conhecia a Escola Diaconal por ter sido padre na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba, de 2009 a 2014. Em janeiro de 2016, foi eleito bispo da Diocese de Dourados. “Lá, eles buscam estudo pessoal, têm encontros com coordenador diocesano e diretor espiritual, mas falta investir mais. Aqui a formação é muito alinhada, tem um objetivo muito claro”, justificou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.