O ponta-grossense pagou menos pela cesta básica em janeiro. Conforme pesquisa do Núcleo de Políticas Públicas Rouger Miguel Vargas (NPPRMV) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no primeiro mês de 2017, o Índice Cesta Básica (ICB) registrou queda de 0,57%. A compra dos 54 produtos da cesta básica caiu de R$ 564,14 (valor de dezembro) para R$ 560,94.
O ICB é aferido mensalmente pelo NPPRMV, com base nos hábitos de consumo (alimentação, higiene e limpeza) de famílias residentes em Ponta Grossa, com até três membros e renda familiar de um a cinco salários mínimos. Os preços praticados na primeira semana de cada mês são comparados os valores anotados no mesmo período do mês anterior.
De acordo com os técnicos da UEPG, uma família com renda mensal de um salário mínimo (R$ 937), dispenderia 59,86% do seu orçamento para adquirir os 54 produtos da cesta básica. No caso de famílias com renda de dois, três, quatro e cinco salários mínimos, a despesa corresponderia a 29,93%; 19,95%; 14,97%; e 11,97% dos respectivos orçamentos.
Na pesquisa de janeiro, verificou-se ainda que dos 34 produtos da cesta básica, 14 apresentaram alta de preços; outros 20 itens, registraram queda. A batata foi produto que mais aumentou, 26,51%; e banana o que mais reduziu, 42,96%. Ambos pertencem ao grupo hortifrutigranjeiros, que teve alta de 5,61%.
Alimentação
O grupo alimentação geral teve queda de 0,09%, com destaque para a bolacha, com alta de 5,61%; e para o feijão, cujos preços caíram 12,78%. No açougue, as carnes tiveram aumento médio de 1,72%. A carne bovina teve variação positiva de 3,91%; enquanto a carne de frango apresentou variação negativa de 4,39%.
Higiene
Os produtos de higiene tiveram queda de preços, com média de 0,83%. No grupo, o destaque vai para o sabonete, com alta de 1,75%; e para o papel higiênico, cujos preços caíram em 2,81%. Na seção de limpeza, os preços subiram 0,34%. O amaciante teve os preços majorados em 8,29%; enquanto os preços do sabão em barra caíram 5,06%.
VARIAÇÕES
Grupo que mais aumentou: Carne – 1,72%
Produto de maior elevação: Batata – 26,51%
Grupo de maior queda: Hortifrutigranjeiros – 9,79%
Produto de maior queda: Banana – 42,96%